O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Letícia Damas Leão Dalcin
  • Inodi Dias dos Passos Barbosa
  • Luciene Ferreira dos Santos
  • Keila Batista de Oliveira
  • Anália Carolina Santos Duarte
  • Luciana Divina da Silva

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar a importância da alfabetização e do letramento para um completo desenvolvimento da escrita e da leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem como finalidade também, detalhar com clareza pontos relevantes do conceito e prática de alfabetização e letramento, expondo a enorme necessidade de se entender o atual significado desses dois processos, bem como identificar as diferenças entre eles, e a ampla contribuição de um para com o outro. Verificando e relatando por meio de reflexões desafiadoras os principais benefícios que a alfabetização e o letramento podem proporcionar mediante o desenvolvimento do discente, promovendo a interação com as várias áreas do conhecimento de forma prazerosa e integrada. Por meio de uma abordagem qualitativa, nossa fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Cagliari (1999), Ferreiro (1999, 2011), Gadotti (2005), Kleiman (2001), Soares (2004), entre outros que contribuíram sobre a temática abordada. Concluímos que alfabetizar letrando auxilia no desenvolvimento de comportamentos, habilidades e conhecimentos do discente, com o intuito de que o mesmo consiga associar o aprendizado da língua escrita com as práticas sociais, fortalecendo a leitura de mundo.

Referências

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo. Scipione, 1999.

FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999. v. 2.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GADOTTI, Moacir. O uso do termo letramento como alfabetização é uma forma de se contrapor ideologicamente á tradição freireana. REVISTA PÁTIO. Porto Alegre, ano IV, n. 34, mai./jul. 2005.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? In: KLEIMAN, Angela. B. (Org.) A formação do Professor. Perspectivas da Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio. Ano VIII, n. 29, fev./abr. 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Dalcin, L. D. L., Barbosa, I. D. dos P., dos Santos, L. F., de Oliveira, K. B., Duarte, A. C. S., & da Silva, L. D. (2024). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS. Interfaces Do Conhecimento, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/868

Edição

Seção

Artigos