MEMORIAL DAS EXPERIÊNCIAS
VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumen
O presente memorial das experiências apresenta as narrativas de aprendizagem concernentes à construção da formação de professoras em Pedagogia, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Os estágios, foram oportunidades de aprendizado, devido ao trabalho com alfabetização de crianças nos anos iniciais, o que propiciou compreender o processo educativo. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na tentativa de compreender melhor a respeito dos desafios e os saberes adquiridos durante a formação em Pedagogia das professoras autoras deste trabalho. O levantamento bibliográfico do estudo ocorreu por meio de leituras detalhadas e a discussão dos textos ancorados nos estudos de Freire (1985), Libâneo (2006), Nunes (2003), Pimenta (2002), Rios (2011), entre outros. Cada experiência, na sala de aula ou em atividades complementares, molda a visão do professor e reforça o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade. Nesse sentido, a oportunidade de mergulhar nas teorias e vivenciar suas práticas por meio dos estágios, observações e trocas de experiências, não só com os professores, mas sobretudo com as crianças ao adentrar a sala de aula como docente, antes mesmo de me formar com isso contribuições indescritíveis. Assim, este memorial documenta não apenas uma jornada acadêmica, mas também o crescimento pessoal e profissional de professores, destacando a importância da educação na transformação de vidas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.