MEMORIAL DAS EXPERIÊNCIAS

VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Iniss Pozzobom Costa Mews Unicathedral

Resumen

O presente memorial das experiências apresenta as narrativas de aprendizagem concernentes à construção da formação de professoras em Pedagogia, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Os estágios, foram oportunidades de aprendizado, devido ao trabalho com alfabetização de crianças nos anos iniciais, o que propiciou compreender o processo educativo. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na tentativa de compreender melhor a respeito dos desafios e os saberes adquiridos durante a formação em Pedagogia das professoras autoras deste trabalho. O levantamento bibliográfico do estudo ocorreu por meio de leituras detalhadas e a discussão dos textos ancorados nos estudos de Freire (1985), Libâneo (2006), Nunes (2003), Pimenta (2002), Rios (2011), entre outros. Cada experiência, na sala de aula ou em atividades complementares, molda a visão do professor e reforça o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade.  Nesse sentido, a oportunidade de mergulhar nas teorias e vivenciar suas práticas por meio dos estágios, observações e trocas de experiências, não só com os professores, mas sobretudo com as crianças ao adentrar a sala de aula como docente, antes mesmo de me formar com isso contribuições indescritíveis. Assim, este memorial documenta não apenas uma jornada acadêmica, mas também o crescimento pessoal e profissional de professores, destacando a importância da educação na transformação de vidas.

Publicado

2025-08-20

Cómo citar

POZZOBOM COSTA MEWS, Iniss. MEMORIAL DAS EXPERIÊNCIAS: VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1008. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

Relato de Experiência