DESAFIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL:
IMPLICAÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem sobre os desafios e propostas metodológicas para uma pedagogia decolonial, utilizando a interdisciplinaridade enquanto possibilidade para uma educação decolonizadora. O objetivo é pensar sobre decolonialidade, avaliação e novas formas de ensinar, buscando entender o que é a interdisciplinaridade como uma prática educativa e metodológica na educação básica. O estudo foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de artigos e livros. A fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Faria (2015), Luck (2007), Morin (2000), Oliveira (2013), entre outros. As fundamentações teóricas e análises permitiram reflexões sobre a relevância desse assunto na educação. Para tanto, para que a interdisciplinaridade aconteça, é necessário quebrar as barreiras invisíveis que existem em muitas disciplinas e as dificuldades para acessar o conhecimento compartilhado. A ação interdisciplinar é uma forma de melhorar diferentes áreas do saber, assim como as histórias que poderão ser criadas através dos diálogos acadêmicos que este texto pode gerar. No entanto, seguir o pensamento decolonial implica posicionar-se e lutar contra a perpetuação de estereótipos, busca a reflexão crítica sobre o ensino e propõe uma educação que reconhece a pluralidade de saberes. Isso significa que se opõe ao padrão homogeneizador das colonialidades, em outras palavras, ele requer de nós uma atitude crítica e persistente, a fim de que possamos descobrir e reconhecer outras maneiras de interpretar, viver e experimentar os mundos.
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