DESAFIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL:

IMPLICAÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

  • Elissandra de Lima Gouveia de Moraes Centro Universitário UniCathedral
  • Cleide Maria Tavares
  • Juliane da Silva Santos Tavares
  • Daniela Antunes da Silva
  • Neusa Cristina Baratto Rodrigues
  • Luciana Custódio de Oliveira
  • Neuzely Marques Sirqueira

Abstract

Este artigo apresenta uma abordagem sobre os desafios e propostas metodológicas para uma pedagogia decolonial, utilizando a interdisciplinaridade enquanto possibilidade para uma educação decolonizadora. O objetivo é pensar sobre decolonialidade, avaliação e novas formas de ensinar, buscando entender o que é a interdisciplinaridade como uma prática educativa e metodológica na educação básica. O estudo foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de artigos e livros. A fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Faria (2015), Luck (2007), Morin (2000), Oliveira (2013), entre outros. As fundamentações teóricas e análises permitiram reflexões sobre a relevância desse assunto na educação. Para tanto, para que a interdisciplinaridade aconteça, é necessário quebrar as barreiras invisíveis que existem em muitas disciplinas e as dificuldades para acessar o conhecimento compartilhado. A ação interdisciplinar é uma forma de melhorar diferentes áreas do saber, assim como as histórias que poderão ser criadas através dos diálogos acadêmicos que este texto pode gerar. No entanto, seguir o pensamento decolonial implica posicionar-se e lutar contra a perpetuação de estereótipos, busca a reflexão crítica sobre o ensino e propõe uma educação que reconhece a pluralidade de saberes. Isso significa que se opõe ao padrão homogeneizador das colonialidades, em outras palavras, ele requer de nós uma atitude crítica e persistente, a fim de que possamos descobrir e reconhecer outras maneiras de interpretar, viver e experimentar os mundos.

Published

2025-08-20

How to Cite

GOUVEIA DE MORAES, Elissandra de Lima; MARIA TAVARES, Cleide; DA SILVA SANTOS TAVARES , Juliane; ANTUNES DA SILVA , Daniela; BARATTO RODRIGUES, Neusa Cristina; CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, Luciana; MARQUES SIRQUEIRA, Neuzely. DESAFIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL:: IMPLICAÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1024. Acesso em: 28 aug. 2025.