AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO: PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA APLICADA

Autores

  • Franciele Aparecida Martins Lourenço
  • Francielly Rodrigues Da Silva
  • Samuel Oscar Mendes Cirino Keske
  • Vanessa Miriany Alves Luiz

Resumo

O artigo discute a autoavaliação docente no Ensino Superior como instrumento de gestão e desenvolvimento pessoal e profissional, sob a perspectiva da psicologia aplicada. A pergunta de pesquisa investiga como a autoavaliação, fundamentada nessa abordagem, pode contribuir para o crescimento dos professores e para a gestão educacional. Os objetivos incluem analisar os fundamentos psicológicos da autoavaliação, identificar sua aplicação prática em instituições de ensino e destacar seu potencial transformador. Os resultados revelam que a autoavaliação, quando implementada de forma participativa e reflexiva, promove autocrítica construtiva, alinha metas individuais e institucionais, e fortalece a qualidade do ensino, embora enfrente desafios como resistências culturais e a necessidade de mediação adequada.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

MARTINS LOURENÇO, Franciele Aparecida; RODRIGUES DA SILVA, Francielly; MENDES CIRINO KESKE, Samuel Oscar; ALVES LUIZ, Vanessa Miriany. AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO: PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA APLICADA. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1016. Acesso em: 16 maio. 2025.