A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Autores/as

  • Elizabeth Botelho de Cedro FACISA, Barra do Garças-MT
  • Patricia Parreira Saraiva

Resumen

O presente artigo tem como finalidade discutir  -a Alfabetização na perspectiva do Letramento que foi realizado com a turma do 3º Ano I ciclo do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Barra do Garças-MT. E, teve como problema: Como a prática da alfabetização na perspectiva do letramento tem contribuído para aprendizagem significativa das crianças? A alfabetização na perspectiva do letramento auxilia na construção do conhecimento das crianças. Assim, é de suma importância que o professor construa na prática o elo para a efetivação do ensino e a aprendizagem, nesse sentido o professor deve oportunizar momentos em sala, que favorecem as práticas do letramento. Nesse pensamento, o objetivo desse trabalho foi compreender se a alfabetização na perspectiva do letramento está favorecendo a aprendizagem significativa na sua prática. A metodologia aplicada foi a qualitativa por ser apropriada a fim de avaliar a alfabetização na perspectiva do letramento. Os procedimentos de pesquisa levaram em conta o levantamento bibliográfico, a observação do contexto escolar. Os principais teóricos que contribuíram para os estudos foram: Soares, Cagliari, dentre outros. Conclui-se que as escolas ainda trabalham de forma tradicional, a prática de ensino não estabelece uma junção entre alfabetização e letramento para uma aprendizagem significativa.

Biografía del autor/a

Patricia Parreira Saraiva

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Docência nos Anos Iniciais pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia. Professora da Rede Municipal de Barra do Garças. E-mail: patsaraiva71@gmail.com

Citas

ANTUNES, Celso. A sala de aula de geografia e história. 9. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Secretaria de Educação Básica, Brasília: MEC, SEB, 2015.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2005.

______________________. Alfabetizando sem o bá- bé- bi- bó- bu.São Paulo: Editora Scipione, 1998.

CASTANHEIRA, Maria Lucia. MACIEL, Francisca Izabel Pereira. MARTINS, Raquel Márcia Fontes. (Orgs). Alfabetização e Letramento na sala de aula. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2009.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do Alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9.ed.São Paulo: Cortez, 2012

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2005.

______________. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

______________. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1990.

˂http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil/provinha-brasil˃. Acesso em 20 de março 2022.

˂ http://pacto.mec.gov.br/o-pac ˃ acesso em 22 de março de 2022.

Publicado

2022-10-06

Cómo citar

de Cedro, E. B., & Saraiva, P. P. (2022). A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Interfaces Do Conhecimento, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/753

Número

Sección

Artigos