A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Autores

  • Elizabeth Botelho de Cedro FACISA, Barra do Garças-MT
  • Patricia Parreira Saraiva

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir  -a Alfabetização na perspectiva do Letramento que foi realizado com a turma do 3º Ano I ciclo do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Barra do Garças-MT. E, teve como problema: Como a prática da alfabetização na perspectiva do letramento tem contribuído para aprendizagem significativa das crianças? A alfabetização na perspectiva do letramento auxilia na construção do conhecimento das crianças. Assim, é de suma importância que o professor construa na prática o elo para a efetivação do ensino e a aprendizagem, nesse sentido o professor deve oportunizar momentos em sala, que favorecem as práticas do letramento. Nesse pensamento, o objetivo desse trabalho foi compreender se a alfabetização na perspectiva do letramento está favorecendo a aprendizagem significativa na sua prática. A metodologia aplicada foi a qualitativa por ser apropriada a fim de avaliar a alfabetização na perspectiva do letramento. Os procedimentos de pesquisa levaram em conta o levantamento bibliográfico, a observação do contexto escolar. Os principais teóricos que contribuíram para os estudos foram: Soares, Cagliari, dentre outros. Conclui-se que as escolas ainda trabalham de forma tradicional, a prática de ensino não estabelece uma junção entre alfabetização e letramento para uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Patricia Parreira Saraiva

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Docência nos Anos Iniciais pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia. Professora da Rede Municipal de Barra do Garças. E-mail: patsaraiva71@gmail.com

Referências

ANTUNES, Celso. A sala de aula de geografia e história. 9. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Secretaria de Educação Básica, Brasília: MEC, SEB, 2015.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2005.

______________________. Alfabetizando sem o bá- bé- bi- bó- bu.São Paulo: Editora Scipione, 1998.

CASTANHEIRA, Maria Lucia. MACIEL, Francisca Izabel Pereira. MARTINS, Raquel Márcia Fontes. (Orgs). Alfabetização e Letramento na sala de aula. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2009.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do Alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9.ed.São Paulo: Cortez, 2012

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2005.

______________. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

______________. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1990.

˂http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil/provinha-brasil˃. Acesso em 20 de março 2022.

˂ http://pacto.mec.gov.br/o-pac ˃ acesso em 22 de março de 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

de Cedro, E. B., & Saraiva, P. P. (2022). A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Interfaces Do Conhecimento, 4(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/753

Edição

Seção

Artigos