PALÁCIO DA INSTRUÇÃO EM CUIABÁ/MT: DE PATRIMÔNIO MATERIAL A MEMÓRIA MATO-GROSSENSE

Autores

  • Gleison Peralta Peres Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Resumo

O presente texto apresenta um breve contexto histórico do patrimônio cultural no Brasil pós Constituição Federal de 1988, abordando as definições de patrimônio cultural material e imaterial nos artigos 215 e 216-A, e os avanços nas políticas de preservação patrimonial no Brasil. Abordamos ainda, os conceitos de memória coletiva como forma de disseminar a concepção cultural dos grupos/comunidades e a valorização e instituição das políticas públicas de reconhecimento dos patrimônios em nosso país. Por fim realizamos um breve histórico do bem público tombado na cidade de Cuiabá/MT, denominado Palácio da Instrução, como fonte de divulgação da cultura mato-grossense, onde atualmente funciona atualmente a Biblioteca Pública Estadual “Estevão de Mendonça”.

Biografia do Autor

Gleison Peralta Peres, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Professor efetivo na disciplina de História na SEDUC/MT. Graduado em História e Pedagogia e Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

Referências

ALVES, Elder Patrick. Diversidade Cultural, Patrimônio Cultural Material e Cultura Popular: A Unesco e a Construção de um Universalismo Global. Revista Sociedade e Estado – Vol. 25, Nº 3, Setembro/Dezembro (539 – 560), 2010.

CUNHA, Eduardo Ferreira da. Grupo Escolar: Escola normal e escola modelo “Palácio da Instrução de Cuiabá” (1900-1915): Arquitetura e Pedagogia. Dissertação do Mestrado em Educação. PPGE, UFMT, 2009.

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Memória". In: Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/memoria-1.htm>. Acesso em 29 de julho de 2017

DUTRA, Karyna; VIEIRA; Márcia Polignano. A Institucionalização do Patrimônio Cultural. http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/47371 acesso em 09 de janeiro de 2018.

HALBSWACHS, Maurice. Mémoire Collective. Paris: PUF, 1950 (Memórias Coletivas. São Paulo: Centauro, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.

_________. (dir.). Les lieux de mémoire – II: La Nation. Paris: Gallimard,1986.

POLLAK, Michel. Memória e identidade Social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1993.

RICOEUR, Paul. "Entre mémoire et histoire". In Projet. Paris: numéro 248, 1996.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Peres, G. P. (2021). PALÁCIO DA INSTRUÇÃO EM CUIABÁ/MT: DE PATRIMÔNIO MATERIAL A MEMÓRIA MATO-GROSSENSE. Interfaces Do Conhecimento, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/527

Edição

Seção

Artigos