INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS:
MUDANÇAS DE PARADIGMAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR
Resumo
A presente pesquisa traz uma discussão sobre o papel da gestão escolar e a formação de professores, considerando as diferentes conjunturas educacionais que existem atualmente. Justifica-se pela importância de se evidenciar as mudanças de paradigmas para a formação docente e a gestão escolar como um ato reflexivo para a educação contemporânea. Tem como objetivo central analisar as mudanças de paradigmas para a práxis docente e a gestão escolar. Importante ressaltar que os paradigmas determinam as concepções que os professores apresentam sobre a visão de conhecimento de mundo. Dessa forma, os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em destaque, a Educação, e, logo, a formação de professores. Para tanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo bibliográfico. A fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Imbernón (2014), Paro (2006) Lück (2009), Libâneo et al (2012), entre outros. Dessa forma, buscamos compreender as principais mudanças de paradigmas relacionadas à formação docente e a gestão escolar que são necessárias para a organização de um ambiente inovador e, ainda, foi apresentado as mudanças de paradigmas da gestão escolar por meio de práticas inovadoras, essenciais para a construção de um trabalho coletivo e com qualidade.
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