INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS:

MUDANÇAS DE PARADIGMAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Elissandra de Lima Gouveia de Moraes Centro Universitário UniCathedral
  • Analia

Resumo

A presente pesquisa traz uma discussão sobre o papel da gestão escolar e a formação de professores, considerando as diferentes conjunturas educacionais que existem atualmente. Justifica-se pela importância de se evidenciar as mudanças de paradigmas para a formação docente e a gestão escolar como um ato reflexivo para a educação contemporânea. Tem como objetivo central analisar as mudanças de paradigmas para a práxis docente e a gestão escolar. Importante ressaltar que os paradigmas determinam as concepções que os professores apresentam sobre a visão de conhecimento de mundo.  Dessa forma, os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em destaque, a Educação, e, logo, a formação de professores. Para tanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo bibliográfico. A fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Imbernón (2014), Paro (2006) Lück (2009), Libâneo et al (2012), entre outros. Dessa forma, buscamos compreender as principais mudanças de paradigmas relacionadas à formação docente e a gestão escolar que são necessárias para a organização de um ambiente inovador e, ainda, foi apresentado as mudanças de paradigmas da gestão escolar por meio de práticas inovadoras, essenciais para a construção de um trabalho coletivo e com qualidade.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

GOUVEIA DE MORAES, Elissandra de Lima; SANTOS DUARTE, Analia Carolina. INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: : MUDANÇAS DE PARADIGMAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1006. Acesso em: 28 ago. 2025.