INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA:

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ARTICULADORES NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS EMERGENTES

Autores

  • Alan Fernandes Oliveira
  • Eliane Ramos de Sousa
  • Viviane Pereira da Silva Fernandes

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, o impacto das inovações tecnológicas na educação pública brasileira, com ênfase na formação de professores e articuladores educacionais no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com base em Moran (2015), Kenski (2012) e Valente (2018), discutem- se desafios e oportunidades da integração de metodologias ativas e práticas emergentes no cotidiano escolar. A análise teórica demonstra que, embora as TICs ofereçam potencial para a transformação educacional, sua eficácia depende da formação continuada dos docentes, do suporte institucional e da atualização curricular. Conclui-se que a inovação educacional requer não apenas acesso tecnológico, mas também a mudança de paradigmas pedagógicos e de políticas formativas. O estudo contribui para o aprofundamento da compreensão teórica sobre o papel das TICs na construção de uma educação pública mais inclusiva e eficiente.

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

FERNANDES OLIVEIRA, Alan; RAMOS DE SOUSA, Eliane; PEREIRA DA SILVA FERNANDES, Viviane. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: : DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ARTICULADORES NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS EMERGENTES. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1091. Acesso em: 21 dez. 2025.