CONTRIBUIÇÕES MULTIPROFISSIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Maria do Socorro dos Santos

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios significativos para o processo de ensino-aprendizagem, exigindo atenção às especificidades individuais de cada criança e estratégias pedagógicas inclusivas. O presente estudo de revisão bibliográfica analisou as contribuições multiprofissionais para o desenvolvimento de alunos com TEA, com enfoque no papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), do psicopedagogo e do nutricionista. A pesquisa evidenciou que a atuação coordenada desses profissionais é essencial para promover acesso, participação e aprendizagem efetiva, respeitando a individualidade de cada estudante. O professor oferece suporte pedagógico estruturado e mediado, eliminando barreiras à escolarização e promovendo a inclusão. O psicopedagogo atua no desenvolvimento integral do aluno, considerando dimensões cognitivas, sociais e emocionais, e favorecendo estratégias de aprendizagem individualizadas. O nutricionista contribui para o bem-estar e desempenho escolar por meio de intervenções dietéticas que influenciam comportamento e interação social. Conclui-se que o trabalho conjunto entre os profissionais da educação e da saúde é condição essencial para promover inclusão e qualidade de vida no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Maria do Socorro dos Santos

Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Inet. Especialista em Educação para a Saúde pela Faculdade de Tecnologias de Alagoas. Graduada em Nutrição pela Unisulma, Pedagoga pela FAR - Faculdade Reunida. 

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

DO SOCORRO DOS SANTOS , Maria. CONTRIBUIÇÕES MULTIPROFISSIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1088. Acesso em: 21 dez. 2025.