OS DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA SALA DE AULA REGULAR
Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo compreender a inclusão dos alunos TEA no ensino regular, analisando se de fato ocorre essa inclusão amparada por lei, visando de maneira específica a discussão dos desafios em âmbito educacional e a identificação das características do indivíduo com esse transtorno. É um texto de cunho bibliográfico, por meio da abordagem qualitativa. Inicialmente, tratará do conceito de autismo e seu diagnóstico, depois se trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial. Esta pesquisa foi baseada em obras e leituras de outros autores, tendo como base livros, artigos, revistas e dissertações para a coleta de informações. Para tanto, adotou-se como referencial teórico Brasil (2012), Ferreira (2021), Klin (2006), MEC/SEESP (2007), Oliveira (2021), entre outros. Alguns desafios contribuem para os problemas mais frequentes em relação a esse termo, como a falta de formação, de capacitação docente e de apoio especializado. Contudo conclui-se que este elemento de pesquisa proporciona uma reflexão sobre a inclusão desses alunos no ensino regular e a complexidade que ocorre sobre esse tema. Assim, faz-se necessário a compreensão do indivíduo com autismo e as dificuldades que ocorrem nesse processo de inclusão no âmbito educacional, abrindo margens para uma linha de discussão sobre o assunto, ocorrendo desafios para os profissionais na hora da inclusão, para os familiares na identificação e, principalmente, para as pessoas com autismo que buscam seus direitos dentro das instituições escolares, buscando aceitação e inclusão para suas necessidades.
Palavras-chave: Inclusão. Autismo (TEA). Escola.