MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Authors

  • Jorge Ricardo Gouveia
  • Josiane Peres Gonçalves

Abstract

Tendo em vista que a escola é um espaço em que costuma ocorrer diversas formas de violência, inclusive relacionadas às questões de gênero e sexualidade, entende-se que uma das possibilidades de enfrentamento dessa problemática, é a mediação de conflitos com base na Educação em Direitos Humanos (EDH). Assim, essa pesquisa bibliográfica tem como objetivo refletir sobre a EDH e a mediação de conflitos como práxis pedagógica diante das tensões decorrentes da violência de gênero e sexualidade na escola. Argumenta-se que os modelos disciplinares punitivos são insuficientes por não enfrentarem as causas estruturais do problema, reforçando hierarquias e exclusões. Em contraposição, defende-se a EDH como práxis pedagógica transformadora, que se materializa por meio da mediação de conflitos, prática amparada por legislação nacional e internacional e alinhada às diretrizes de promoção da cultura de paz. O estudo dialoga com autores como Freire, Galtung, Bourdieu e Foucault, bem como com dados e pesquisas de instituições educacionais reconhecidas. O artigo demonstra que a mediação, conduzida por equipes externas e capacitadas, possibilita transformar conflitos em oportunidades pedagógicas de conscientização crítica, reconstrução de vínculos comunitários e fortalecimento democrático. Conclui-se que a mediação escolar, integrada à EDH, constitui um caminho ético e metodológico indispensável para a construção de uma escola inclusiva, antirracista, feminista e anti-LGBTfobia.

Author Biographies

Jorge Ricardo Gouveia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí. Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Advogado inscrito na OAB/MS 17.853. Servidor Técnico-Administrativo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Josiane Peres Gonçalves

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela mesma instituição. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS), da Faculdade de Educação (FAED/UFMS) e do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC). Bolsista Produtividade Fundect/CNPq.

Published

2025-12-16

How to Cite

GOUVEIA, Jorge Ricardo; PERES GONÇALVES, Josiane. MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1093. Acesso em: 21 dec. 2025.