MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
Resumo
Tendo em vista que a escola é um espaço em que costuma ocorrer diversas formas de violência, inclusive relacionadas às questões de gênero e sexualidade, entende-se que uma das possibilidades de enfrentamento dessa problemática, é a mediação de conflitos com base na Educação em Direitos Humanos (EDH). Assim, essa pesquisa bibliográfica tem como objetivo refletir sobre a EDH e a mediação de conflitos como práxis pedagógica diante das tensões decorrentes da violência de gênero e sexualidade na escola. Argumenta-se que os modelos disciplinares punitivos são insuficientes por não enfrentarem as causas estruturais do problema, reforçando hierarquias e exclusões. Em contraposição, defende-se a EDH como práxis pedagógica transformadora, que se materializa por meio da mediação de conflitos, prática amparada por legislação nacional e internacional e alinhada às diretrizes de promoção da cultura de paz. O estudo dialoga com autores como Freire, Galtung, Bourdieu e Foucault, bem como com dados e pesquisas de instituições educacionais reconhecidas. O artigo demonstra que a mediação, conduzida por equipes externas e capacitadas, possibilita transformar conflitos em oportunidades pedagógicas de conscientização crítica, reconstrução de vínculos comunitários e fortalecimento democrático. Conclui-se que a mediação escolar, integrada à EDH, constitui um caminho ético e metodológico indispensável para a construção de uma escola inclusiva, antirracista, feminista e anti-LGBTfobia.
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