A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
O presente artigo visa analisar a importância da contação de história e a contribuição dos livros infantis para a criança no processo de aprendizagem. Para tanto, este trabalho procedeu-se por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Coelho (2000), Abramovich (1997, 2006), Cavalcante (2002), entre outros. Também foi feita a observação de um grupo de contadores de histórias no município de Barra Do Garças-MT, com uma turma de professores. Assim, a pesquisa possibilitou a compreensão sobre como trabalhar com a contação de histórias na Educação Infantil e compreender a forma que os professores desenvolvem os conteúdos utilizando a contação de história como recurso pedagógico dentro e fora da sala de aula. A contação de história desenvolve nas crianças sentimento, afetividade e a imaginação. No entanto, a criança sente prazer em ouvir histórias, bem como recontá-las oralmente, desenvolvendo, assim, a sua prática de socialização. Dessa forma, a literatura é importante para o fortalecimento do desenvolvimento da criatividade e estimula o gosto pela leitura. Concluímos que é de suma importância que o professor esteja atualizado e busque dinâmicas e técnicas de contação de história para aplicar no dia a dia em sala de aula, principalmente na educação infantil.
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