INCLUSÃO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Regivan da Conceição Silva Centro Universitário UniCathedral

Resumo

Este artigo científico trata da inclusão digital: contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho se divide em três tópicos: No primeiro ele faz uma breve análise do que é inclusão digital, como surgiu e como ela se implementou na educação; o segundo tópico aborda a EJA como uma modalidade de ensino dividida em duas etapas, ensino fundamental e médio; e o terceiro tópico discorre sobre as contribuições e os benefícios das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos buscando explicar como ocorre essas contribuições digitais no ensino da EJA. Tendo como objetivos conhecer o processo de inclusão digital, analisar os benefícios alcançados e compreender as metodologias aplicadas para a eficiência da inclusão tecnológica, respondendo a problemática: de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos? Posto isso, trata-se de uma revisão bibliográfica, de acordo com os objetivos a pesquisa é explicativa, conforme com o processo adotado é qualitativa, em congruência com a lógica é uma pesquisa dedutiva e uma pesquisa básica, onde foram usadas técnicas de pesquisa em livros, revistas e sites, para esclarecer como a inclusão digital ocorre dentro do processo de ensino e aprendizagem na etapa de ensino da EJA e como contribui para a formação dos indivíduos conforme os resultados alcançados.

 

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

SILVA, Regivan da Conceição. INCLUSÃO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/968. Acesso em: 28 ago. 2025.