A MUSICALIZAÇAO E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da musicalização e seus benefícios na construção de uma educação de qualidade. São apresentadas reflexões sobre o papel da música na educação infantil, visando oferecer subsídios que viabilizem um contato agradável, saudável e formativo às crianças, explanando sobre o desenvolvimento da linguagem musical em contexto educativo, bem como o intuito de colaborar para a motivação pessoal e auxiliar a integração do aluno no contexto escolar. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para o estudo foram utilizados teóricos que se reportam a centralidade do uso da música na educação infantil. Para tanto, esse artigo está pautado na pesquisa bibliográfica e baseou-se em importantes autores como Gainza (1988), Freire (2013), Brito (2003) e a BNCC (BRASIL, 2018), que trazem importantes discussões sobre o assunto. Dessa forma, podemos considerar a música como uma ferramenta essencial para o bom desenvolvimento das crianças a nível educacional, promovendo uma melhoria significativa no aspecto motivacional da criança de forma divertida e construtiva. Assim, enfatizamos o quão importante é compreender a importância do uso proposital da música e receber formação adicional para que os professores possam trabalhar de forma eficaz à luz das diversas mudanças no setor da educação.
Referências
A Arte de Educar. Um lindo texto de Rubem Alves. Disponível em: https://psicologiaacessivel.net/2015/07/15/a-arte-de-educar-um-lindo-texto-de-rubemalves/. Acesso em 18/11/2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. Revista mais educação [recurso eletrônico] / [Editora chefe] Fabíola Larissa Tavares – Vol. 3, n. 1 (mar. 2020) -. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020.