REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO: PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA
Resumo
O livro didático é uma ferramenta extremamente útil no campo educacional. É comum observarmos discrepâncias em relação à maneira como o livro é utilizado em sala de aula. No entanto, é unânime que o livro é relevante e tem um grande valor como fonte literária em sala de aula. Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar a importância do livro didático e o uso das tecnologias como instrumento fundamental na práxis pedagógica da sala de aula. Importante também entender como ele é distribuído em sala de aula e qual a relevância do livro desde o uso como ferramenta de apoio ao professor, como única fonte literária para alunos que são de famílias fragilizadas ou não têm o apoio necessário para as crianças. Por meio de uma abordagem qualitativa, nossa fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Cagliari (1999), Ferreiro (1999, 2011), Gadotti (2005), Kleiman (2001), Soares (2004), entre outros que contribuíram sobre a temática abordada. Nas considerações finais desse estudo, é possível compreender que o livro didático é um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem e faz parte da cultura escolar brasileira, indispensável nas práticas pedagógicas com possibilidades de diversas alternativas didáticas, sejam elas, tecnológicas. Ressaltamos também, que além de buscar tecnologias educativas e livros de diversos formatos, os professores necessitam refletir sobre suas práticas de ensino, buscando assim, um ensino de qualidade.
Referências
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
LEVY. P. Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora, 2008
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria A.
(Org.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da Escrita e Sociedade Digital: Línguas e Linguagens em Revisão. In: TAKAKI, Nara; MONTE MOR, Walkyria (orgs). Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens. Campinas: Ed. Pontes, 2017.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio. Ano VIII, n. 29, fev./abr. 2004.