AS PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho discute as questões referentes a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Tem como com finalidade de refletir sobre a interdisciplinaridade no cenário escolar contemporâneo, tendo ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para o estudo foram utilizados teóricos e baseou-se em importantes autores como Bonatto (2012), Costa (2021), Machado (2015), a bncc (2018), entre outros que trazem importantes discussões sobre esse tema. Concluímos que é fundamental ter conhecimento para trabalhar a interdisciplinaridade na escola, bem como sua importância é significativa para o processo de ensino e aprendizagem.
Referências
BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 2 jan. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 2 jan. 2024.
CASALI, Michele de Oliveira; TOMAZI, Taís Giacomini. Os Desafios da Interdisciplinaridade: Aliando Teoria e Prática. XXVII Simpósio Nacional de História, Natal RN, 2013.
COSTA, Elineia Nascimento da. Currículo: A interdisciplinaridade no contexto escolar: ensino fundamental ll. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 02, Vol. 12, pp. 131-139. Fevereiro de 2021.
EDUCACIONAL ECOSSISTEMA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Disponível em: https://educacional.com.br/steam/projeto-interdisciplinar/ Acesso em 2 jan. 2024.
MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá; Et al. Possibilidades de uma Ação Pedagógica Interdisciplinar e Inclusiva. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente, Educere 2015.
MINELLO, Roberto Domingos. Práticas Educativas: A Interdisciplinaridade como Estratégia para a Aprendizagem no ensino fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Ed. 01, Vol. 1. pp 220-239, Abril de 2017.
SERAFIM, Débora de Oliveira; SANTOS, Flávio Vitor Candido dos. A interdisciplinaridade especificamente da educação física e matemática no 5ºano. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins SP, 2011.
SILVA, Maria de Fátima Gomes; SANTANA, Iolanda Mendonça de. Interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do Ensino funda-mental. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 23, n. 2, 2018.