O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A presente pesquisa sobre o ensino da Matemática realizou por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva. Analisou-se como esse ensino é trabalhado nas salas da pré-escola das Instituições pesquisadas, levantando dados através de questionários, bem como utilizando referências bibliográficas para a fundamentação teórica e conhecimento das teorias baseados em autores como Kamii (1999), Duhalde e Cuberes (1998), Kishimoto (2009), entre outros. A pesquisa desenvolveu-se com leituras de referenciais bibliográficos e com aplicação de questionários realizados em instituições filantrópica e municipal na cidade de Barra do Garças, Mt. Concluiu-se, no contexto do estudo, que as crianças se desenvolvem melhor por meio do ensino de matemática que se baseia na forma lúdica e dinâmica, pois são atividades naturais e que elas gostam. Assim, o ensino da Matemática na Educação Infantil contribui na aprendizagem das crianças desde que o trabalho docente seja intencional e utilizando-se de meios que promovam o brincar e a interação.Referências
ABEC- Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Elaborando Trabalhos Científicos – Normas para apresentação e elaboração. Barra do Garças (MT): ABEC, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: Ministério da Edu-cação, 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
BRASIL - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo, vol. 3 / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasilia: MEC / SEF, 1998
BOUSQUET, M. M. (1986). Lo que incita a jugar y 10 que incita a aprender. Perspectivas, vol. XVI, n° 4,497-507.
DUHALDE, Maria Elena; Cuberes, Maria Teresa González. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAMII, Constance. A Criança e o Número. 26ª edição, Campinas, SP: Papirus, 1990.BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogos, brinquedos, brincadeiras e a educação. 12 ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática na Educação Infantil e séries iniciais. São Paulo: Rêspel, 2005.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. – 7 ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SMOLE, Kátia Stocco. Matemática na Educação Infantil: A manutenção do interesse por matemática entre alunos de 4 e 5 anos vem do atendimento de suas necessidades atuais, e não da preparação para o futuro. Pátio – Educação Infantil – Ano XII nº 38. Janeiro/Março de 2014.
TOLEDO, Marília. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. – São Paulo: FTD, 1997. (conteúdo e metodologia).