DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os desafios encontrados durante o processo de alfabetização de alunos com necessidades especiais na escola, buscando alternativas para desenvolver uma educação inclusiva e bem-sucedida. O que a educação proporciona para eles? O que é ensinado? No entanto, é importante discutir sobre os seus direitos principalmente para aqueles que então inseridos nas salas de aula dos anos iniciais. A metodologia desse trabalho foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, nossa fundamentação teórica baseou-se nos estudos de autores conceituados ancorados nos estudos realizados por Ferreiro (1993, 2005), Freire (1996), Soares (2004), BNCC (2017), entre outros que contribuíram sobre a temática abordada. Dessa forma, enfatizamos o processo de alfabetização de crianças especiais e os desafios dentro do contexto social da escola, verificando a atual realidade. Assim, ressaltamos a importância da adaptação do ensino e da cooperação entre os diferentes agentes envolvidos para assegurar o sucesso acadêmico e social dos alunos com necessidades especiais, fomentando assim uma educação inclusiva de qualidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, dezembro de 2017.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993. (Biblioteca da Educação – Série 8 – Atualidades em educação – v.2).
FERREIRO, Emília. Alfabetização, letramento e construção de unidades linguísticas. In: Seminário Internacional de Leitura e Escrita – Letra e Vida, promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, 2005.
FREIRE, F. MP. VALENTE, A. Aprendendo para a vida: Os computadores na sala de aula, São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).
MACIEL, Francisca Izabel Pereira, LÚCIO, Iara Silva. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia et al (orgs). Alfabetização e letramento na sala de aula. 2 ed. Belo Horizonte: Ceale, 2009.
SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova, São Paulo, 1997.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio. Ano VIII, n. 29, fev./abr. 2004.