EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA ESCOLA RURAL EM SALAS MULTISSERIADAS

Autores

  • Arminda Quirino de Lima Gouveia
  • Elissandra de Lima Gouvêia de Moraes
  • Cleonice Faria da Silva Batista
  • Adriana Soares Cardoso
  • Margarete Freitas da Silva
  • Leidiane Castro da Silva

Resumo

A proposta do artigo tem como base uma análise sobre as características, desafios e particularidades das salas de aula multisseriadas que ocorrem na escola rural. Dessa forma, apresentamos um breve recorte, de aspectos relevantes e históricos da educação no campo. O objetivo geral deste estudo é compreender os desafios dos(as) professores que atuam em salas multisseriadas em escolas públicas rurais. A metodologia utilizada neste estudo segue uma abordagem qualitativa por meio de um estudo bibliográfico. Para tanto, a fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Molina (2011), Freitas (2009), Reis (2011), Wizniewsky (2010), Libâneo (1994), dentre outros, que discutem a formação e os desafios dos professores nas escolas rurais. Dessa forma, as salas multisseriadas na educação rural constituem um grande desafio que faz os educadores repensarem as escolas, suas disciplinas, níveis, conteúdos e avaliações, pois os estudantes rurais precisam de uma educação de qualidade. Assim, as salas multisseriadas possuem um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam o processo de resistência educacional, incluindo o trabalho dos professores e a própria relação escola-comunidade, que se desdobra das mais diversas formas expressivas e desafiadoras devido às características, particularidades e demanda de trabalho para os professores que trabalham nessas salas.

Referências

BRASIL; CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CEB). Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Resolução CNE/CEB, n. 1, 3 abr. 2002.

HAGE, S. M.; ANTUNES-ROCHA, M. I. (Org.). Escola de Direito: Reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

HAGE, S. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi)seriado de ensino. Rev. Em Aberto. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 1, n. 1– Brasília: 2011.

__. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: DF, 2014b. Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helena Célia de Abreu. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo (UnB). Revista Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17- 34, abr/2011.

WIZNIEWSKY, C. R. F. A contribuição da Geografia na construção da educação do campo. In: MATOS, K. S. A. L. de; WIZNIEWSKY, C. R. F.; MEURER, A. C.; DAVID, C. de. (Org) Experiências e diálogos em educação do campo. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 27-38.

REIS, Maria Izabel Alves dos – As Reformas educacionais brasileiras e suas implicações para a escola e o trabalho docente: Breves reflexões sobre o trabalho docente nas escolas do campo. Disponível em: http//www.ead ifpa.edu.br. Acessado em: 06/07/2022.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Gouveia, A. Q. de L., Moraes, E. de L. G. de, Batista, C. F. da S., Cardoso, A. S., da Silva, M. F., & da Silva, L. C. (2024). EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA ESCOLA RURAL EM SALAS MULTISSERIADAS. Interfaces Do Conhecimento, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/860

Edição

Seção

Artigos