DISLEXIA NA ESCOLA: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Paula Silva de Souza Lima
  • Elissandra de Lima Gouvêia de Moraes
  • Xênia Dejaine Silva de Souza
  • Rita de Cássia Martins de Jesus Silva
  • Vânia Ribeiro de Matos Donato
  • Ismone Tagino de Lima Fortes

Resumo

Esta pesquisa traz um estudo relevante sobre a importância da intervenção psicopedagógica para as crianças disléxicas, que constitui o seguinte problema, como a psicopedagogia tem contribuído para auxiliar o aluno com dislexia a superar suas limitações? Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de natureza básica de cunho qualitativo alicerçada em bibliografias de autores como: Alves, Ferreira e Ferreira (2014), Bossa (2000), Capovilla (2000) e Rauber (2008), entre outros que trazem grandes reflexões sobre o tema, que possibilitam averiguar por meio da literatura a importância da intervenção psicopedagógica em parceria com a escola, em sanar o índice de dificuldade da leitura com o dislexo.  Sendo assim, a melhor forma está em diagnosticar o quanto antes a dislexia para que a prevenção e intervenção psicopedagógica seja eficaz e para isso se torna importante que o procedimento escolar ajude o aluno com dislexia a superar suas dificuldades, onde é fundamental o professor ter receptividade, paciência, dedicação e metodologias diferenciadas para dar apoio e auxílio no processo de desenvolvimento da criança. Concluímos que para que haja um atendimento satisfatório, eficiente e adequado ao ambiente escolar, a família é crucial, pois é ela quem tem o maior contato com a criança, tendo condições de fornecer importantes dados sobre ela, tanto de caráter médico quanto de questões educativas, possibilitando assim, aquisição do conhecimento e de habilidades essenciais para uma aprendizagem significativa, somando saberes que contribuem para um ensino de qualidade.

Referências

ALVES, Ângela; FERREIRA, E; FERREIRA, J. Dislexia E Educação: Deveres e dilemas.

f. Faculdade de Educação São Luís, Maranhão. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/051/original/D islexia_e_Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf?1411606364 . Acesso em outubro de 2017.

BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 1994.

BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2000. BRASIL,

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. 2. ed. São Paulo: Memnon, 2003.

RAUBER, P. Por que a História da Educação em um curso de pós-graduação?. In: Metodologia do Ensino Superior. Dourados: Unigran, 2008e, p. 17-28.

ZORZI, Jaime. Guia Prático para Ajudar Crianças em Dificuldades de Aprendizagem: dislexia e outros Distúrbios. Pinhais: Melo, 2008.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Lima, M. P. S. de S., Moraes, E. de L. G. de, Souza, X. D. S. de, Silva, R. de C. M. de J., Donato, V. R. de M., & Fortes, I. T. de L. (2024). DISLEXIA NA ESCOLA: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Interfaces Do Conhecimento, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/859

Edição

Seção

Artigos