DISLEXIA NA ESCOLA: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Resumo
Esta pesquisa traz um estudo relevante sobre a importância da intervenção psicopedagógica para as crianças disléxicas, que constitui o seguinte problema, como a psicopedagogia tem contribuído para auxiliar o aluno com dislexia a superar suas limitações? Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de natureza básica de cunho qualitativo alicerçada em bibliografias de autores como: Alves, Ferreira e Ferreira (2014), Bossa (2000), Capovilla (2000) e Rauber (2008), entre outros que trazem grandes reflexões sobre o tema, que possibilitam averiguar por meio da literatura a importância da intervenção psicopedagógica em parceria com a escola, em sanar o índice de dificuldade da leitura com o dislexo. Sendo assim, a melhor forma está em diagnosticar o quanto antes a dislexia para que a prevenção e intervenção psicopedagógica seja eficaz e para isso se torna importante que o procedimento escolar ajude o aluno com dislexia a superar suas dificuldades, onde é fundamental o professor ter receptividade, paciência, dedicação e metodologias diferenciadas para dar apoio e auxílio no processo de desenvolvimento da criança. Concluímos que para que haja um atendimento satisfatório, eficiente e adequado ao ambiente escolar, a família é crucial, pois é ela quem tem o maior contato com a criança, tendo condições de fornecer importantes dados sobre ela, tanto de caráter médico quanto de questões educativas, possibilitando assim, aquisição do conhecimento e de habilidades essenciais para uma aprendizagem significativa, somando saberes que contribuem para um ensino de qualidade.Referências
ALVES, Ângela; FERREIRA, E; FERREIRA, J. Dislexia E Educação: Deveres e dilemas.
f. Faculdade de Educação São Luís, Maranhão. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/051/original/D islexia_e_Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf?1411606364 . Acesso em outubro de 2017.
BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 1994.
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2000. BRASIL,
CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. 2. ed. São Paulo: Memnon, 2003.
RAUBER, P. Por que a História da Educação em um curso de pós-graduação?. In: Metodologia do Ensino Superior. Dourados: Unigran, 2008e, p. 17-28.
ZORZI, Jaime. Guia Prático para Ajudar Crianças em Dificuldades de Aprendizagem: dislexia e outros Distúrbios. Pinhais: Melo, 2008.