DIREITO À IDENTIDADE DE GÊNERO: Análise à proteção da dignidade da pessoa transexual à luz do código civil e constitucional brasileiro

Autores

  • Jeísa Oliveira Carrijo UNICATHEDRAL

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar se o direito civil e constitucional brasileiro protegem o direito à identidade de gênero da pessoa transexual. Para tanto, parte-se do seguinte problema: há necessidade de adequação das normas brasileiras? Parte-se da hipótese de que haja limitações ao exercício do direito que acabam por desproteger a pessoa trans e dificultar o exercício de direitos fundamentais, uma vez que não existe legislação própria em proteção a elas que lhes garanta direitos básicos. Sendo assim, esse artigo justifica-se por ampliar a reflexão dos leitores e a discussão analítica acerca do tema, tirando tais pautas da invisibilidade, promovendo autorreflexão e autocrítica. Por meio de pesquisa básica, tendo como objetivo metodológico a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa sendo sustentado pela pesquisa bibliográfica, tendo como método o procedimento monográfico. Neste artigo, contextualiza-se a transexualidade e o direito a alteração do nome, a garantia do direito à cirurgia de transgenitalização, e a transexualidade no direito desportivo.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Manual de Comunicação LGBT. Ferdinando Martins, Lilian Romão, Liandro Lindner, Toni Reis. (Org.) Curitiba, Ajir Artes Gráficas e Editora, 2010. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

_______ Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

CUNHA, Leandro Reinaldo Da. Identidade e redesignação de gênero: Aspectos da personalidade, da família e da responsabilidade civil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015. P 364.

CHELLA, Bianca. Qual o problema de transexuais nos esportes femininos? 2019. Disponível em: <https://medium.com/qg-feminista/transexuais-nos esportes-como-a-inclus%C3%A3o-prejudica-mulheres-e-o-esporte-femininoa380329d0fb6> Acesso em: 07 de out. De 2020.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do Biodireito. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2007a. 881 p.

FARIA, Bruno Meneses Alves; RIBEIRO, Douglas Sanguinete. Perspectivas do direito desportivo para a participação dos atletas transexuais no esporte. Migalhas, Jan. 2020. Disponível em:<https://www.migalhas.com.br/depeso/318424/perspectivas-do-direitodesportivo-para-a-participacao-dos-atletas-transexuais-no-esporte/> Acesso em: 27 de julho de 2020.

FERREIRA, Patrícia Fortes Attademo; JARDIM, Lucas Cardoso. A cirurgia de transgenitalização e seus reflexos no direito. Revista Jurídica Cesumar. jul./dez. 2015, v. 15, n. 2, p. 565-580.

MAIA, A. P.; BEZERRA, L. P. Transexuais e o direito à identidade de gênero: a interlocução entre os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da liberdade. Rio de Janeiro: Quaestio Iuris, 2017. v. 10, n. 3.

MENEZES, Joyceane Bezerra de; LINS, Ana Paola de Castro e. Identidade de gênero e transexualidade no direito brasileiro. Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil, Belo Horizonte, v. 17, p. 17-41, jul./set. 2018.

SEPÚLVEDA, Gabriela; SEPÚLVEDA, Vida. O direito da identidade civil e do

reconhecimento de gênero do grupo transgênero não operado. Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual. n. 212, p. 1-15, fev. 2018.

VIANA, Luana. Como funciona o SUS para pessoas transexuais. Drauzio. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/como-funciona-o-sus-para-pessoastransexuais/ Acesso em: 12 de junho de 2020

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Carrijo, J. O. (2024). DIREITO À IDENTIDADE DE GÊNERO: Análise à proteção da dignidade da pessoa transexual à luz do código civil e constitucional brasileiro. Interfaces Do Conhecimento, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/781

Edição

Seção

Artigos