OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES E OS IMPACTOS NA PARTILHA DE BENS

Autores

  • Verônica Abud Paranhos Moraes Sena Centro universitário Unicathedral
  • Hralliellen Broch de Souza Centro Universitário Unicathedral

Resumo

RESUMO: Este estudo, realizado na área dos Direitos Humanos, é uma reflexão a respeito dos impactos na partilha de bens com enfoque nos novos arranjos familiares. Tratando-se de uma pesquisa básica, que possibilitou maior conhecimento a respeito do tema, a pesquisa qualitativa fez-se imprescindível, vez que proporcionou avaliar analisar os impactos na partilha de bens em foco, acrescida do uso da pesquisa explicativa, de suma importância, por permitir a identificação dos fatores que determinam e contribuem para o reconhecimento dos novos arranjos familiares e os impactos na partilha de bens. Ademais, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que permitiu a análise de obras e documentos sobre o assunto, facilitando e auxiliando na formação e obtenção de informações que fundamentaram o tema, e, ainda, o método de abordagem dedutivo permitiu um estudo mais amplo e detalhado do assunto, propiciando um resultado satisfatório. No que diz respeito ao método de procedimento, fora adotado o monográfico que possibilitou um estudo aprofundado sobre o tema, em todos os ângulos e aspectos. Conclui-se que, apesar do reconhecimento pela sociedade dos novos arranjos familiares, o estado peca com o descompasso legislativo, impossibilitando a aplicação da partilha de bens de forma eficiente, ficando o Estado em descrédito diante da sociedade, o que ocasiona desigualdades e injustiça aos cônjuges, bem como um grande desrespeito as suas vidas, sendo necessária a efetiva execução de tais medidas.

PALAVRAS-CHAVE: Família. Partilha de Bens. Proteção.

Biografia do Autor

Verônica Abud Paranhos Moraes Sena, Centro universitário Unicathedral

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Unicathedral. Especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase no Ensino a Distância pelo Centro Universitário Unicathedral. Pós-graduanda em Advocacia para o Direito do Trabalho e Previdenciário pela ESA MG. Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pelo Centro Universitário Unicathedral. Assessora Jurídica da Câmara Legislativa de Bom Jardim de Goiás.Coordenadora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Unicathedral. Advogada inscrita da OAB/MT sob o nº 27.919. Vice-presidente do Conselho Municipal da criança e do adolescente de Barra do Garças - MT. Professora Conteudista. Docente em Pós-graduação.

Hralliellen Broch de Souza, Centro Universitário Unicathedral

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Unicathedral. Advogada inscrita na OAB/MT. Pós-graduanda em Direito e processo Civil pelo Centro Universitário Unicathedral.

Referências

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Centro Gráfico, 1988.

_______, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

_______, Superior Tribunal Federal, STF – ADPF: 132 RJ, Relator: Min. AYRES BRITTO, Data de Julgamento: 05/05/2011, Tribunal Pleno, Data da Publicação: DJe-198 DIVULG13-10-2011 Publicada em 14/10/2011 Ementa,VOL- 02607-01 PP 00001.

_______, Superior Tribunal de Justiça, Recurso Especial nº 1.217.415, 3º Turma do Rio Grande do Sul. Publicada no DJE em 28/06/2012.

_______, CNJ – Pedido de Providência, Relator: Min. JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, data de julgamento: 26/06/2018, Processo n° 0001459-08.2016.2.00.0000.

_______, TJ-RS - AC: 70081683963 RS, Relator: José Antônio Daltoe Cezar, Data de Julgamento: 12/11/2020, Oitava Câmara Cível, Data de Publicação: 18/11/2020

DIAS, Maria Berenice (2016). Manual de direito das famílias. São Paulo: Revista dos Tribunais.

MADALENO, R. (2018). Direito de família. Rio de Janeiro: Forense

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Sena, V. A. P. M., & de Souza, H. B. (2022). OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES E OS IMPACTOS NA PARTILHA DE BENS. Interfaces Do Conhecimento, 3(3). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/691

Edição

Seção

Artigos