O PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Resumo
A Educação a Distância possibilita o ingresso no ensino superior e atende às diferentes necessidades de acadêmicos que buscam conciliar estudo, trabalho e família com maior flexibilidade de horário. Porém, à medida que os avanços e as mudanças tecnológicas continuam ocorrendo, há a necessidade de um perfil adequado para os professores que atuam nessa modalidade de ensino. Portanto, se discute neste estudo as teorias fundamentadas em RIOS E PIMENTEL, 2007; FRAGALE FILHO, 2003; NUNES, 2019, buscando caracterizar o perfil de um profissional de Educação a Distância para o ensino superior. Utilizou-se basicamente de pesquisa bibliográfica e de campo com profissionais de Educação a Distância, de um Centro Universitário, para descrever como os professores percebem o seu papel na Educação a Distância e as habilidades e competências necessárias para atuarem nessa modalidade de ensino. Ao final do estudo, concluiu-se que, tanto no levantamento teórico quanto na pesquisa de campo, que quanto mais alinhado o perfil do professor que atua nessa modalidade de ensino está, mais atribui sentido ao processo de aprendizagem e proporciona condições para que o acadêmico se torne sujeito da formação do seu próprio saber.
Palavras-chave: Docência. Educação a Distância. Perfil docente.
Referências
ALVES, Lucineia. Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: RBAAD, 2011.
BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 14 jan. 2021.
FACULDADES CATHEDRAL. Orientações para Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Barra do Garças: Cathedral, 2009 - Revis. 2019.1.
FRAGALE FILHO, Roberto (org.). Educação à Distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LÉVY, Pyerre. Cibercultura. Tradução de Irineu da Costa – São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 157
– 167.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Docente, Adeus Docentea? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Maria Socorro Lucena & ROCHA, Silviane da Silva. Professor em EaD: Saberes Constituídos Lições Aprendidas. 2012. Disponível em <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/115-765-1-ED.pdf> Acesso em 08 fev. 2021.
NUNES, Andrea Ferreira. Docência na educação a distância: abordagem sobre o perfil professional. Revista Internacional de Educação Superior. 5. e019009. 10.20396/riesup.v5i0.8653379. Disponível em - <https://www.researchgate.net/publication/328678319_Docencia_na_educacao_a_distancia_abordagem_sobre_o_perfil_profissional> Acesso em 22 mar. 2021.
PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior 2016 – Notas Estatísticas. Disponível em : <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf> Acesso em 14 jan. 2021.
_______________. Legislação da Educação a Distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/193-secretarias-112877938/seed-educacao-
%20a%20distancia-96734370/12778-legislacao-de-educacao-a-distancia> Acesso em: 14 jan. 2021.
RIOS. Jocelma Almeida & PIMENTEL, Renê Gomes. Educação a Distância e o seu grande desafio: o educando como sujeito de sua própria aprendizagem. Disponível em: <http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/extensao2012_1/disciplinas/2012/cft/docs/texto_1_aula_5.pdf> Acesso em 29 mar. 2021.
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Educação a Distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito da sua própria aprendizagem. 2004. Disponível em: <http://abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm> Acesso em 03 fev. 2021.
VIDO, Keli Cristiane. Novo Papel do Docente no Ensino Superior a Distância. 2014. Disponível em <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/245.pdf> Acesso em 05 fev. 2021.