REDE SOCIAL DIALETICOS
UMA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA NA ERA DAS TECNOLOGIAS DE (DES)INFORMAÇÃO
Resumo
O presente artigo é uma reflexão sobre o uso da rede social Dialeticos como alternativa metodológica para o ensino de filosofia no nível médio, preparando os estudantes para o debate público, necessário ao exercício da cidadania. A metodologia deste trabalho baseou-se na abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica, bem como, na reflexão sobre a prática do uso da rede. Tal rede social foi criada em 2019 com o intuito de desenvolver no estudante a capacidade de analisar, bem como se posicionar, sobre problemas morais e políticos, desenvolvendo a consciência crítica e a autonomia de pensamento. Nesse ambiente virtual são realizados debates em torno de temas públicos pertinentes. O estudante poderá ter um diálogo com outras pessoas, ou também com um assistente de inteligência artificial que simula a dialética socrática, colocando questões em cada argumento apresentado. O fundamento teórico da rede social Dialeticos passa por autores clássicos da filosofia, a saber, Sócrates e Aristóteles, encontrando também fundamento na educação dialógica de Paulo Freire. Todo debate na rede começa com uma pergunta inicial, sendo possível a cada debatedor interagir através dos tipos de argumento: responder/concordar; discordar; perguntar e; acusar de falácia. Isso deve auxiliar no desenvolvimento de uma educação voltada para a democracia, tornando os estudantes aptos ao debate público, sendo críticos para analisar a realidade a seu redor com rigor e clareza, bem como autônomos o suficiente para se posicionar com liberdade e racionalidade, podendo, assim, agir coletivamente na construção de uma democracia cada vez mais direta, racional e pacífica.
Palavras-chave: Educação Dialógica. Rede Social. Democracia.
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