O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES FLUENTES NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
Resumo
O artigo enfatiza a importância do lúdico como ferramenta pedagógica crucial para a formação de leitores fluentes. As autoras investigam práticas lúdicas na aprendizagem por meio de experiências com uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental no Centro Municipalde Educação Básica – CMEB Federico Toscani, em Barra do Garças-MT. O lúdico, quando aplicado de maneira fundamentada, é um recurso valioso para o processo de alfabetização e letramento, alinhando-se às habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa etapa escolar. A eficácia dessas práticas depende da capacitação dos docentes e da valorização da formação continuada. A Secretaria de Educação local oferece oportunidades de desenvolvimento profissional, sublinhando a necessidade de embasar as abordagens pedagógicas. Professores devem compreender a relevância das práticas lúdicas e integrá-las aos seus planejamentos pedagógicos, respeitando o conhecimento prévio dos alunos e promovendo aulas mais dinâmicas. O projeto "Leitura Vai, Escrita Vem" é citado como um exemplo de sucesso, incentivando a leitura e a escrita por meio da escolha de livros infantis pelos alunos. Esse contato com a leitura ajuda os estudantes a desenvolverem hábitos que os preparem para se tornarem cidadãos críticos e reflexivos, melhorando suas habilidades de compreensão e atuação na sociedade. A pesquisa bibliográfica que fundamenta este artigo inclui referências à BNCC (2017-2018), Bacelar (2009), Ferro e Viel (2019), Rau (2007), Feitosa (2008), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de 1997, entre outros autores que discutem a temática abordada.
Palavras-chave: Ludicidade. Formação leitores fluentes. Educação.
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