PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA ÉTNICAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo discutir sobre as práticas de leitura literária étnicas raciais na Educação Básica, com ênfase no município de Barra do Garças – MT. A leitura literária contribui significativamente para a formação de um sujeito, possibilitando habilidades criativas e potencialidades de uma percepção cultural. Sendo que a leitura ajuda a moldar as pessoas, ajuda-as a pensar sobre a sua sociedade e a vida quotidiana que alarga e diversifica as suas visões e interpretações do mundo e das suas vidas. Desse modo, foi aplicado com a turma do 5ª ano da CMEB Federico Toscani, pertencente à Secretaria de Educação de Barra do Garças – MT, práticas de leitura literária étnicas raciais referente a obra de Oswaldo Faustino (Luana Sementes de Zumbi),Ana Maria Machado (Menina bonita do laço de fita) e Nilma Lina Gomes (Betina), todos esses autores e escritores são brasileiros e enfatizam as questões étnico-raciais em suas obras, possibilitando o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira. Foi vivenciado com os alunos, leitura, debates, pesquisas e atividades ilustrativas, referentes a essas três obras. O trabalho foi realizado por meio de leitura e fichamento de obras de autores, tendo como referências: BRASIL (2018), CUNHA (2022), FERREIRA (2024), LEAL (2024) e SANTOS (2021).
Palavras-chave: Leitura literária. Autores negros. Conhecimento crítico.
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