MEMORIAL DE PERCURSO FORMATIVO:
ENTRE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O presente memorial das experiências apresenta as narrativas de aprendizagem concernentes à construção de formação de professoras em Pedagogia a partir das experiências adquiridas ao longo dos anos, marcados por lutas e alegrias. As vivências e experiências a levaram a tomar decisões que ajudariam a atender os desejos e necessidades que surgem ao longo de sua vida escolar. Os processos de formação são formados por várias aprendizagens que ocorrem durante os caminhos pessoais e profissionais de cada indivíduo. Esses processos são influenciados por diferentes dinâmicas que incluem os contextos sociais, culturais e históricos de cada pessoa, assim como os de cada instituição de ensino. Para tanto, este memorial das experiências foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e por fim a narrativa autobiográfica. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Cavalheiro (2013), Freire (2003), Josso (2004), entre outros que serviram de embasamento para a construção desse trabalho. Dessa forma, o memorial adquire um aspecto libertador à medida que o aluno se torna o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O artigo se configura como um memorial das experiências formativo, um tipo de texto que relata experiências vivenciadas ao longo da formação, onde prevalece a escrita narrativa das memórias. No entanto, também apresenta conceitos teóricos, fazendo relações com as experiências narradas, permitindo reflexões, críticas e autocríticas a partir das memórias.
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