A PANDEMIA E O EMOCIONAL DOS ESTUDANTES
Resumo
O presente artigo investiga o impacto emocional da pandemia de COVID-19 em estudantes do Ensino Médio, com foco nas turmas do terceiro ano do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo e do Instituto Educacional Lattes, em Unaí (MG). A partir de uma pesquisa quantitativa com 36 alunos, realizada por meio de questionários, observou-se que a maioria dos participantes relatou efeitos emocionais moderados a altos decorrentes do isolamento social, da transição para o ensino remoto emergencial e da ruptura nos vínculos escolares. Fundamentado em teorias como a do estresse (Selye, 1946), o modelo biopsicossocial e a teoria da solidão (Weiss, 1973), o estudo mostra que os efeitos da pandemia ainda persistem na vida escolar e emocional de muitos jovens. Os dados reforçam a necessidade de políticas educacionais e de saúde mental voltadas ao acolhimento psicológico dos estudantes, mesmo após o retorno às aulas presenciais.
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