A PANDEMIA E O EMOCIONAL DOS ESTUDANTES

Autores

  • Luísa Natal
  • Iandra Evelyn Araujo Galende
  • Michele da Silva Dias Fernandes
  • Fernando Lucas Martis Silva
  • Zeuman de Oliveira e Silva

Resumo

O presente artigo investiga o impacto emocional da pandemia de COVID-19 em estudantes do Ensino Médio, com foco nas turmas do terceiro ano do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo e do Instituto Educacional Lattes, em Unaí (MG). A partir de uma pesquisa quantitativa com 36 alunos, realizada por meio de questionários, observou-se que a maioria dos participantes relatou efeitos emocionais moderados a altos decorrentes do isolamento social, da transição para o ensino remoto emergencial e da ruptura nos vínculos escolares. Fundamentado em teorias como a do estresse (Selye, 1946), o modelo biopsicossocial e a teoria da solidão (Weiss, 1973), o estudo mostra que os efeitos da pandemia ainda persistem na vida escolar e emocional de muitos jovens. Os dados reforçam a necessidade de políticas educacionais e de saúde mental voltadas ao acolhimento psicológico dos estudantes, mesmo após o retorno às aulas presenciais.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Como Citar

NATAL , Luísa; ARAUJO GALENDE , Iandra Evelyn; DA SILVA DIAS FERNANDES, Michele; MARTIS SILVA, Fernando Lucas; DE OLIVEIRA E SILVA , Zeuman. A PANDEMIA E O EMOCIONAL DOS ESTUDANTES. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1018. Acesso em: 16 maio. 2025.