DESEMPENHO MOTOR E AVALIAÇÕES INTERNAS: COMO DIAGNOSTICAR E INTERVIR PEDAGOGICAMENTE

Autores

  • Franciele Aparecida Martins Lourenço
  • Francielly Rodrigues da Silva
  • Samuel Oscar Mendes Cirino Keske
  • Vanessa Miriany Alves Luiz

Resumo

O artigo analisou o papel das avaliações internas no diagnóstico do desempenho motor e sua relação com intervenções pedagógicas na Educação Física escolar, destacando os desafios dos modelos tradicionais de avaliação, que frequentemente negligenciam dimensões afetivas, sociais e cognitivas. Por meio de uma revisão bibliográfica (2000-2023), os autores identificam a necessidade de práticas avaliativas mais dialógicas e formativas, como propõem Santos e Maximiano (2013), que valorizam a autoavaliação e o contexto discente, enquanto Rosa Neto (2010) evidencia a eficácia da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) como ferramenta confiável para diagnóstico. Os resultados apontam para a importância de instrumentos diversificados (vídeos, diários, fotos) e da formação docente na implementação de avaliações que considerem a singularidade dos alunos, defendendo uma abordagem que supere a mera classificação e assuma um caráter transformador, capaz de promover uma Educação Física inclusiva e alinhada ao desenvolvimento integral dos estudantes, com sugestões para futuras pesquisas que ampliem o foco para outras etapas de ensino, como educação infantil e ensino médio.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

MARTINS LOURENÇO, Franciele Aparecida; RODRIGUES DA SILVA, Francielly; MENDES CIRINO KESKE, Samuel Oscar; ALVES LUIZ, Vanessa Miriany. DESEMPENHO MOTOR E AVALIAÇÕES INTERNAS: COMO DIAGNOSTICAR E INTERVIR PEDAGOGICAMENTE. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1017. Acesso em: 16 maio. 2025.