A LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE:

UMA REFLEXÃO SOBRE OS JOGOS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Elissandra de Lima Gouveia de Moraes Centro Universitário UniCathedral
  • Luzinete
  • Michelle

Resumo

O presente artigo visa analisar a importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. Brincar é importante por ser uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança, permitindo que a mesma tome decisões, expresse sentimentos e valores, conheça a si mesma, aos outros e o mundo em que vive. Para a criança, brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio dos jogos e brincadeiras que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. O processo metodológico do estudo teve uma abordagem qualitativa sob condição bibliográfica da pesquisa. Para tanto, as fontes bibliográficas foram objetos de leitura e organização de apontamentos do tema abordado a partir de autores como Almeida (2008), Lima (2012), Luckesi (1998), Vygotsky (1984), entre outros que serviram de embasamento para a construção deste trabalho. Dessa forma, o uso da ludicidade na Educação Infantil no campo investigado se destaca como um importante fator para o desenvolvimento social da criança, pois, auxilia no processo de interação e desenvolvimento pessoal, proporcionando inclusive um amadurecimento quanto a esses aspectos.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

GOUVEIA DE MORAES, Elissandra de Lima; DUARTE BISPO , Luzinete; KATAYAMA DE ARAÚJO DA SILVA , Michelle. A LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: : UMA REFLEXÃO SOBRE OS JOGOS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1007. Acesso em: 28 ago. 2025.