MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

PROPOSTAS LÚDICAS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autores

  • Elissandra de Lima Gouveia de Moraes Centro Universitário UniCathedral
  • Stefany

Resumo

Este estudo apresenta a importância da música como processo lúdico para a aprendizagem e tem como objetivo compreender o ensino da música como metodologia lúdico-pedagógica, para o desenvolvimento das crianças na fase da educação infantil. Utilizou-se da abordagem qualitativa, pela pesquisa bibliográfica e de campo. Recorreu-se a referenciais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001), Correia (2010), Teixeira (2003), Brito (2003), Krieger (2005), dentre outros que contribuíram para o embasamento do tema. A pesquisa-campo, realizada em uma escola municipal de Barra do Garças-MT, permitiu visualizar a importância da música como processo lúdico de aprendizagem, na fase da educação infantil; fator principal que comprova a hipótese formulada de que a educação musical contribui como forma de expressão corporal no processo de ensino, despertando a criança a desenvolver suas capacidades psicomotoras e cognitivas. Diante disso, a música na educação infantil vem ganhando espaço no âmbito educacional no fortalecimento do processo de ensino aprendizagem onde a mesma favorece o desenvolvimento dos aspectos físicos, motores, cognitivos e emocionais. Os resultados obtidos reforçam o entendimento de que a música se relaciona como linguagem expressiva e receptiva no cotidiano das pessoas e, fruto da cultura popular, que muito auxiliam em questões referentes ao ensino-aprendizagem, sendo a escola um espaço para construção e reconstrução dos saberes.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

GOUVEIA DE MORAES, Elissandra de Lima; CANDIDO CAMPOS, Stefany. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: : PROPOSTAS LÚDICAS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 02, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1002. Acesso em: 28 ago. 2025.