DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SOCIEDADE DIGITAL: QUAL O PERFIL DO EDUCADOR MODERNO?

Autores

  • Eduardo Lima Martins
  • Elaine Cristina Navarro

Resumo

A docência universitária tem passado por mudanças significativas devido à crescente digitalização do ensino. Este estudo investiga os desafios enfrentados pelos professores universitários na sociedade digital e as competências essenciais para sua atuação eficaz. O objetivo principal é analisar como as transformações tecnológicas impactam o ensino superior e quais habilidades são fundamentais para que os docentes se adaptem a essa nova realidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e documental, utilizando artigos científicos e outras fontes acadêmicas relevantes. As discussões abordam a integração das tecnologias no ensino, os novos desafios pedagógicos e a necessidade de desenvolvimento contínuo dos educadores. Os resultados apontam que a adoção de metodologias ativas, o domínio de ferramentas digitais e o fortalecimento de competências socioemocionais são fatores essenciais para o sucesso do professor na era digital. Conclui-se que a docência universitária exige um perfil mais dinâmico e inovador, no qual a aprendizagem contínua e a adaptação às novas demandas tecnológicas são indispensáveis para promover uma educação mais interativa e eficiente.

Downloads

Publicado

2025-08-28

Como Citar

LIMA MARTINS, Eduardo; CRISTINA NAVARRO, Elaine. DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SOCIEDADE DIGITAL: QUAL O PERFIL DO EDUCADOR MODERNO?. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 13, n. 01, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/1057. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos