TOTALIDADE E DESADEQUAÇÃO: UM ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumen

O presente trabalho consiste em um pequeno ensaio teórico/filosófico acerca da questão da educação como prática amplamente difundida até os dias atuais e visa apontar haver, em sua concretude, a intencional adequação do estudante a uma padronização modelar do saber, a qual é sustentada sobre a máxima da totalização. Partindo dos apontamentos do filósofo brasileiro Ricardo Timm de Souza e de seu autor de maior influência, Theodor Wiesengrund Adorno, o texto que segue discorre, junto à filosofia de Timm e Adorno, acerca do papel da escola e demais instituições formais, responsáveis pelo desenvolvimento do saber em todo o território nacional. O papel formador das instituições de ensino é alvo de uma pontual crítica que apela à desadequação, como meio pelo qual a liberdade criativa e reflexiva do indivíduo pudesse vir a ser ressaltada, desse modo, possibilitando o surgimento de uma crítica verdadeiramente emancipada, isto é, não condicionada ou adequada à institucional padronização modelar, ainda vigente.

Biografía del autor/a

Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor pesquisador da IFSul/CPTE  - Pelotas.

Cómo citar

Filho, A. R. I. L. (2017). TOTALIDADE E DESADEQUAÇÃO: UM ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista FACISA ON-LINE, 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/136

Número

Sección

Artigos