TOTALIDADE E DESADEQUAÇÃO: UM ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Authors

  • Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Abstract

O presente trabalho consiste em um pequeno ensaio teórico/filosófico acerca da questão da educação como prática amplamente difundida até os dias atuais e visa apontar haver, em sua concretude, a intencional adequação do estudante a uma padronização modelar do saber, a qual é sustentada sobre a máxima da totalização. Partindo dos apontamentos do filósofo brasileiro Ricardo Timm de Souza e de seu autor de maior influência, Theodor Wiesengrund Adorno, o texto que segue discorre, junto à filosofia de Timm e Adorno, acerca do papel da escola e demais instituições formais, responsáveis pelo desenvolvimento do saber em todo o território nacional. O papel formador das instituições de ensino é alvo de uma pontual crítica que apela à desadequação, como meio pelo qual a liberdade criativa e reflexiva do indivíduo pudesse vir a ser ressaltada, desse modo, possibilitando o surgimento de uma crítica verdadeiramente emancipada, isto é, não condicionada ou adequada à institucional padronização modelar, ainda vigente.

Author Biography

Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor pesquisador da IFSul/CPTE  - Pelotas.

How to Cite

Filho, A. R. I. L. (2017). TOTALIDADE E DESADEQUAÇÃO: UM ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista FACISA ON-LINE, 5(2). Retrieved from https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/136

Issue

Section

Artigos