VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA NA PESQUISA SOCIAL

Autores/as

  • Vilson Cesar Schenato
  • Roseilda Maria da Silva

Resumen

O presente texto parte das considerações de Bourdieu (1999), de suas reflexões metodológicas relacionadas à profissão de sociólogo, mais especificamente no que tange ao controle epistemológico. Uma vez que há na Sociologia a ausência de uma teoria do conhecimento que realize uma reflexão mais aprofundada sobre o próprio fazer sociológico, a falta de uma epistemologia que significaria a reflexão sobre as reflexões sociológica. Discutimos as soluções propostas por Bourdieu para manter uma vigilância epistemológica e, assim, não se cair em uma Sociologia espontânea e ligeira, próxima do senso comum e nem deixar obscurecer uma visão mais crítica sobre a pesquisa social na construção de um conhecimento cientificamente válido e verificável.

Biografía del autor/a

Vilson Cesar Schenato

Mestre em Ciências Sociais e Doutorando em Ciências Sociais. Professor efetivo de Sociologia no IFPB (Instituto Federal da Paraíba).

Roseilda Maria da Silva

Mestre em Ciências Sociais. Professora substituta de Sociologia da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba).

Citas

BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a Sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOURDIEU, Pierre. “O Campo Científico". In ORTIZ, Renato (org.) Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983 (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

______. Coisas Ditas. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.

______. Pierre, PASSERON, Jean.-Claude e CHAMBOREDON, Jean-Claude. A Profissão de Sociólogo. Petrópolis: Vozes, 1999.

FEYERABEND, Paul, Contra o Método 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã (I – Feuerbach), Trad. José CarlosBruni e Marco Aurélio Nogueira. 5. ed. São Paulo: Editora Hucitec, [1846] 1986.

MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento- pesquisa qualitativa em saúde. 7ª Ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

WEBER, M. Metodologia das ciências sociais, parte 1. 4. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora Estadual de Campinas, 2001.

Cómo citar

Schenato, V. C., & da Silva, R. M. (2015). VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA NA PESQUISA SOCIAL. Revista FACISA ON-LINE, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/56

Número

Sección

Artigos