AVALIAÇÃO DE PATOLOGIAS EM PAVIMENTO FLEXÍVEL PELO MÉTODO VIZIR

Autores/as

  • Heloisa Oliveira Santana UniCathedral
  • Maria Clara Lacerda de Queiroz UniCathedral

Resumen

As rodovias têm suma importância no desenvolvimento do país a nível social e econômico e são o principal modal de transporte no Brasil. No entanto, há uma falta de investimento para ampliação e manutenção dessas estradas, afetando o desempenho desse modal. Considerando a relevância que as estradas têm no país, tanto para o desenvolvimento econômico, quanto para o nível social, é de caráter urgente a recuperação dessas rodovias. Com isso, constata-se que os estudos sobre os defeitos em pavimentos flexíveis devem ser aprimorados para que seja executada a manutenção adequada. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho foi fazer um levantamento dos defeitos no pavimento flexível do trecho da BR-158 do km 3,5 ao km 4,5, na cidade de Aragarças–GO, utilizando o método Vizir de avaliação da condição de pavimentos rodoviários. Foi selecionada, como área experimental, um trecho significativo para a população em geral. Foram demarcadas estacas a cada 20 metros, alternadas entre as faixas e a área utilizada foi: 3 metros antes e 3 metros depois da estaca, totalizando 6 metros de extensão e 50 estações ao todo. Quando notada a presença de patologias, mediu-se a área do defeito sobre a área total da estação para definir a nota final de Índice de Deterioração da Superfície. Os resultados foram obtidos com a aplicação do método Vizir, identificadas as patologias encontradas e suas possíveis causas, posteriormente, algumas formas de restauração foram propostas. No estudo, observou-se que os defeitos identificados são parecidos entre si ao longo de toda a extensão analisada. Com isso, pode-se inferir que a causa desses defeitos é provavelmente a mesma. Diversas deformações permanentes foram detectadas ao longo do trecho e, em alguns locais, havia exsudação e, apenas, um reparo. Outros tipos de defeitos não foram encontrados devido ao fato de que a rodovia passou por restauração há poucos anos. Das 50 estações avaliadas, 37 apresentaram pavimento em bom estado (74%), 7 possuem pavimento em estado regular (14%) e em 6 estações o pavimento apresenta péssimas condições (12%). Isto é, o pavimento apresenta, em sua maioria, uma boa condição de conservação. Mesmo que essas informações mostrem que a condição da rodovia seja majoritariamente boa, a análise mostrou alguns graves defeitos que devem ser corrigidos para que o conforto e segurança dos usuários seja garantida. Concluiu-se que, devido aos veículos de carga estarem em marcha baixa no aclive, a tração junto as altas temperaturas da região, faz com o que o CBUQ não suporte, de forma satisfatória, todo o esforço solicitado e se deforme. Foi sugerida, então, a construção do pavimento rígido para o trecho estudado, a fim de que os problemas de afundamento plástico sejam resolvidos e não ocorram mais precocemente.

Publicado

2025-04-08

Cómo citar

Oliveira Santana , H., & Lacerda de Queiroz, M. C. (2025). AVALIAÇÃO DE PATOLOGIAS EM PAVIMENTO FLEXÍVEL PELO MÉTODO VIZIR . Interfaces Do Conhecimento, 7(1). Recuperado a partir de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/983