ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: NOVAS PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar e apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo curso de pedagogia do Centro Universitário UniCathedral, no ano de 2022, voltado à análise das contribuições do ensino de História como componente curricular na formação da identidade dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram pedagogos da rede de ensino básico dos municípios de Aragarças - GO e Barra do Garças - MT. No entanto, os resultados foram obtidos a partir de pesquisa quanti-qualitativa, bibliográfica e do método descritivo e com a coleta de dados por meio de pesquisa de campo, permitindo assim, uma melhor análise sobre o significado destas aprendizagens junto aos alunos e professores, tendo em vista que esta irá contribuir para avaliar os meios e de que maneira a formação da identidade reflete na vida dos alunos. Dessa forma, apresentamos a relevância do ensino de História e da utilização das narrativas para proporcionar uma aprendizagem significativa no contexto local.Referências
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
BERVIAN, P. A. C. Pedro Alcino Bervian. SILVA, R. Metodologia Científica - 6ª Edição. São Paulo: Pearson, 2007.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental [...]).
BRANDÃO, C.R. Carlos Rodrigues Brandão. (1996). Identidade e Etnia: Construção de pessoas e resistência cultural. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB. Brasília: 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DAVIS, C & OLIVEIRA, Z. M. R. Claúdia Davis. Zilma Oliveira. Psicologia na educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.
FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.