A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL E MEDIADORA DAS RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Luziane Damasceno Silva Bezerra
  • Deijanira Oliveira dos Santos Linck
  • Valéria Ramos dos Santos
  • Fabiana Ribeiro da Silva
  • Valdirene Pereira Santana Langer
  • Ingridy de Jesus Esteves Carlos

Resumo

O presente trabalho aborda a importância da linguagem para a formação cultural dos indivíduos. Tem como objetivo refletir a linguagem como uma prática social, por meio da qual podemos promover mudanças de comportamento e transformar o mundo através da educação. Diversos estudiosos da linguagem optaram por investigar o ser humano e suas práticas sociais e discursivas, pois ela atua como mediadora na experiência de relacionamento entre as pessoas e portanto, é fundamental para a interação entre crianças e o ambiente, alterando a sua forma social e o seu nível de desenvolvimento cultural. Neste trabalho utilizamos a pesquisa básica embasado em autores como Bakhtin (1993, 1997), Fiorin (2006), Eagleton (2011), Rojo (2009, 2012) entre outros, a fim de fornecer novos conhecimentos e expor conceitos e posicionamentos acerca deste importante tema por meio da metodologia qualitativa, que proporcionou a interpretação e discussões sobre os aspectos estudados. Dessa forma, a fundamentação teórica desta proposta de estudo está elaborada por meio de autores que analisam e discutem questões relevantes sobre o tema, principalmente sobre a concepção bahktiniana de linguagem. Assim, é fundamental que o professor tenha uma compreensão clara das concepções de linguagem que adota na sala de aula, pois elas interferem ou podem interferir no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a concepção de linguagem compreende a língua como um processo de comunicação que consiste na criação de significados no meio sociocultural.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Bezerra, L. D. S., Linck, D. O. dos S., dos Santos, V. R., da Silva, F. R., Langer, V. P. S., & Carlos, I. de J. E. (2024). A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL E MEDIADORA DAS RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO PROCESSO EDUCATIVO. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/889

Edição

Seção

Artigos