A PANDEMIA E O EMOCIONAL DOS ESTUDANTES

Autores

  • Luisa Natal
  • Iandra Evelyn Araújo Galende
  • Michele da Silva Dias Fernandes
  • Fernando Lucas Martis Silva
  • Zeuman de Oliveira e Silva

Resumo

O presente artigo investiga o impacto emocional da pandemia de COVID-19 em estudantes do Ensino Médio, com foco nas turmas do terceiro ano do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo e do Instituto Educacional Lattes, em Unaí (MG). Com base em pesquisa quantitativa aplicada a 36 alunos, realizada por meio de questionários, observou-se que a maioria dos participantes relatou efeitos emocionais moderados a altos decorrentes do isolamento social, da transição para o ensino remoto emergencial e da ruptura nos vínculos escolares. Fundamentado em teorias como a do estresse (Selye, 1946), o modelo biopsicossocial e a teoria da solidão (Weiss, 1973), Conclui-se que os efeitos da pandemia ainda persistem na vida escolar e emocional de muitos jovens. Os dados reforçam a necessidade de políticas educacionais e de saúde mental voltadas ao acolhimento psicológico dos estudantes, mesmo após o retorno às aulas presenciais.

Biografia do Autor

Luisa Natal

Acadêmica do curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí - FACISA. 

Iandra Evelyn Araújo Galende

Acadêmica do curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí - FACISA. 

Michele da Silva Dias Fernandes

Acadêmica do curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí - FACISA. 

Fernando Lucas Martis Silva

Acadêmico do curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí - FACISA. 

Zeuman de Oliveira e Silva

Mestre em Administração. Graduado em Economia. Graduado em Matemática. Graduado em Física. 

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

NATAL, Luisa; ARAÚJO GALENDE, Iandra Evelyn; DA SILVA DIAS FERNANDES, Michele; MARTIS SILVA, Fernando Lucas; DE OLIVEIRA E SILVA, Zeuman. A PANDEMIA E O EMOCIONAL DOS ESTUDANTES. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1086. Acesso em: 21 dez. 2025.