ESCOLA MENOS ESCOLARIZADA:

EXTRАPОLАNDО АS PАREDES DА ESCОLА

Autores

  • Alan Fernandes Oliveira
  • Eliane Ramos de Sousa
  • Viviane Pereira da Silva Fernandes

Resumo

A crescente influência das redes sociais no cotidiano tem impulsionado sua exploração como ferramenta pedagógica no ensino básico, com especial destaque para o ensino da Língua Portuguesa. Essas plataformas digitais permitem expandir as práticas educativas além dos limites físicos da escola, promovendo um aprendizado mais conectado às realidades digitais dos estudantes. Este estudo tem como objetivo investigar de que forma as redes sociais podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, integrando essas ferramentas ao processo de ensino- aprendizagem de maneira inovadora. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu intervenções pedagógicas com turmas do Ensino Fundamental, nas quais as redes sociais foram utilizadas como suporte no desenvolvimento de atividades didáticas. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e análise das interações dos alunos nas plataformas, evidenciando o impacto positivo dessas tecnologias no aprendizado. Os resultados indicam que o uso de redes sociais nas aulas de Língua Portuguesa promoveu maior engajamento, construção colaborativa de conhecimento e ampliação das habilidades comunicativas. Conclui-se que as redes sociais, quando integradas de forma crítica e planejada, fortalecem práticas de ensino inovadoras e participativas.

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

FERNANDES OLIVEIRA, Alan; RAMOS DE SOUSA, Eliane; PEREIRA DA SILVA FERNANDES, Viviane. ESCOLA MENOS ESCOLARIZADA: : EXTRАPОLАNDО АS PАREDES DА ESCОLА. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1085. Acesso em: 21 dez. 2025.