A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC PARA A PRÁTICA EDUCATIVA:

INOVAÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Alan Fernandes Oliveira
  • Eliane Ramos de Sousa
  • Viviane Pereira da Silva Fernandes

Resumo

No cenário contemporâneo de constantes desafios e transformações, a educação básica no Brasil encontra-se diante da necessidade de alinhar suas práticas pedagógicas às demandas de uma sociedade em rápida mudança. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como um marco normativo que orienta o desenvolvimento das competências essenciais ao longo da formação dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e integrada. O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da BNCC para a prática educativa, destacando suas inovações, desafios e implicações para a formação docente. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo, baseia-se em autores que discutem a BNCC como instrumento de democratização e equidade no acesso ao conhecimento, ressaltando sua relevância para a consolidação de uma educação crítica e contextualizada. Conclui-se que a BNCC, quando aplicada de forma reflexiva e situada na realidade escolar, constitui um importante instrumento de transformação educacional, favorecendo a integração entre teoria e prática e fortalecendo o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Alan Fernandes Oliveira

Mestrando em Educação pela Logos University International (UNILOGOS), Pós-Graduado em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís, Licenciado Pleno em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein. Praia Grande - SP, Brasil

Eliane Ramos de Sousa

Mestranda em Educação pela Logos University International (UNILOGOS), Pós-Graduada em Educação Física Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pós-Graduada em Educação Especial com ênfase em surdez e Libras pela Faculdade de Educação São Luís, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, Licenciada Plena em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário do Vale do Ribeira. Praia Grande - SP, Brasil

Viviane Pereira da Silva Fernandes

Mestranda em Educação pela Logos University International (UNILOGOS), Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís, Licenciada Plena em Letras pela Universidade de Santo Amaro, Licenciada Plena em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein. Praia Grande - SP, Brasil.

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

FERNANDES OLIVEIRA, Alan; RAMOS DE SOUSA, Eliane; PEREIRA DA SILVA FERNANDES, Viviane. A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: : INOVAÇÕES E DESAFIOS. Interfaces do Conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/1084. Acesso em: 21 dez. 2025.