REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Iniss Pozzobom Costa Mews Centro Universitário Cathedral
  • Maruzea Anisia da Silva
  • Luciana Custódio de Oliveira
  • Scheila de Jesus Bastos
  • Valéria Ramos dos Santos
  • Jucineide Almeida da Cruz

Resumen

Este trabalho tem como objetivo central analisar quais os desafios e possibilidades enfrentados no trabalho docente para implementação de uma educação antirracista na escola. A reflexão antirracista na educação infantil é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nessa fase, as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo e social, sendo um período crucial para a formação de valores e atitudes.  Por meio de uma abordagem qualitativa, nossa fundamentação teórica se baseia no estudo bibliográfico, realizados por Araújo (2012), BNCC (2017), Fernandes (1965), São Paulo (2019), entre outros. Conclui-se, que a reflexão antirracista na educação infantil não é apenas necessária, mas urgente. É uma abordagem que não apenas combate o preconceito, mas também prepara as crianças para serem cidadãos conscientes e empáticos. Ao promover uma educação que valoriza a diversidade e combate o racismo desde cedo, contribuímos para a formação de uma sociedade mais justa e equitativa.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

ARAÚJO, Letícia Guimarães. Educação antirracista: uma pedagogia do respeito à diferença. Congresso Internacional da Faculdades EST, 1., 2012, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST. São Leopoldo: EST, v. 1, 2012. | p.1740-1756.

FERNANDES, Florestan. 1965 A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo, Cia Editora Nacional.

GONÇALVES, Adriana do Carmo Correa e IVENICKI, Ana. Educação Infantil, antirracismo e multiculturalismo. Periferia, v. 13, n. 3, p. 75-95, set./dez. Rio de Janeiro, 2021.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME COPED, 2019.

Publicado

2024-11-05

Cómo citar

Mews, I. P. C., da Silva, M. A., de Oliveira, L. C., Bastos, S. de J., dos Santos, V. R., & da Cruz, J. A. (2024). REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado a partir de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/950

Número

Sección

Artigos