REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
Este trabalho tem como objetivo central analisar quais os desafios e possibilidades enfrentados no trabalho docente para implementação de uma educação antirracista na escola. A reflexão antirracista na educação infantil é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nessa fase, as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo e social, sendo um período crucial para a formação de valores e atitudes. Por meio de uma abordagem qualitativa, nossa fundamentação teórica se baseia no estudo bibliográfico, realizados por Araújo (2012), BNCC (2017), Fernandes (1965), São Paulo (2019), entre outros. Conclui-se, que a reflexão antirracista na educação infantil não é apenas necessária, mas urgente. É uma abordagem que não apenas combate o preconceito, mas também prepara as crianças para serem cidadãos conscientes e empáticos. Ao promover uma educação que valoriza a diversidade e combate o racismo desde cedo, contribuímos para a formação de uma sociedade mais justa e equitativa.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
ARAÚJO, Letícia Guimarães. Educação antirracista: uma pedagogia do respeito à diferença. Congresso Internacional da Faculdades EST, 1., 2012, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST. São Leopoldo: EST, v. 1, 2012. | p.1740-1756.
FERNANDES, Florestan. 1965 A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo, Cia Editora Nacional.
GONÇALVES, Adriana do Carmo Correa e IVENICKI, Ana. Educação Infantil, antirracismo e multiculturalismo. Periferia, v. 13, n. 3, p. 75-95, set./dez. Rio de Janeiro, 2021.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME COPED, 2019.