O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE ESCOLAS PÚBLICAS EM MATO GROSSO
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o ensino e à aprendizagem de matemática para alunos com Deficiência Intelectual (DI), no contexto estadual na tentativa de compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos com DI e analisar as metodologias e os recursos utilizados pelo professor de matemática para ensinar alunos com DI na Educação Básica. Procedeu-se de cunho qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica, com base nos estudos de Aranha (1995), Bardin (1977), Masciano (2011), Moraes (2017), entre outros, que refletem sobre as dificuldades de alunos com DI, no que se refere principalmente à aprendizagem da matemática. A pesquisa aponta também a importância de os professores terem mais informações para trabalhar com este público, seja por intermédio da formação inicial ou continuada. Dessa forma, o estudo mostrou que as leis que garantem a permanência destes alunos nas escolas regulares são obedecidas, mas, de fato, os alunos com DI não são inclusos, pois não são efetivadas estratégias que permitam a sua integração e aprendizagem. No entanto, esperamos que este estudo traga reflexões para os pesquisadores dos campos da Educação Matemática e da Educação Especial e, dessa forma, a necessidade de trabalhos diferenciados e colaborativos com o ensino de saberes matemáticos para esse grupo específico.Descargas
Publicado
2024-11-04
Cómo citar
da Silva, J. O., Araújo, D. K. G. de O., da Silva, F. A., de Sousa, E. S., Sirqueira, N. M., & de Almeida, C. V. (2024). O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE ESCOLAS PÚBLICAS EM MATO GROSSO. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado a partir de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/935
Número
Sección
Artigos