TRAJETÓRIA FORMATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGENS

Autores/as

  • Elissandra de Lima Gouveia de Moraes Centro Universitário UniCathedral
  • Mariana Wanderley Souza
  • Xênia Dejaine Silva de Souza
  • Elisângela Maria da Silva
  • Solange Lemes de Queiroz Vernon
  • Simone Lemes de Queiroz Câmara

Resumen

O presente trabalho visa apresentar as narrativas de aprendizagem concernentes à construção de formação de professoras em Pedagogia, a partir das experiências adquiridas ao longo dos quatro anos, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o desenvolvimento pessoal e profissional. É importante destacar que este relato de experiência proporciona oportunidades de refletir sobre os conhecimentos únicos dos participantes do processo, enfatizando as maneiras de pensar, experimentar, contar, agir, operar e colaborar com a práxis educativa baseada na ação-reflexão que permite um diálogo constante entre a identidade do acadêmico e sua relação com o conhecimento universal, reconhecendo a importância da formação docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando entender a respeito dos desafios e os saberes adquiridos durante a formação em Pedagogia das professoras autoras deste trabalho. Sendo assim, por meio do levantamento bibliográfico, realizou-se uma leitura detalhada e a discussão dos textos ancorados nos estudos de Freire (1985), Libâneo (2006), Nunes (2003), Pimenta & Lima (1995), Rios (2011), entre outros. Assim, o presente trabalho é relevante para a elaboração de políticas de formação de professores que se dediquem não somente à qualidade do curso de Pedagogia, mas também ao resgate da valorização social dessa área profissional.

 

Biografía del autor/a

Elissandra de Lima Gouveia de Moraes, Centro Universitário UniCathedral

Mestra em Língua e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás (POSLLI/UEG). Especialista em Ciências da Educação – Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (FIV), em Gestão para o ensino superior Graduada em Pedagogia e em Letras/Inglês. Professora da Rede Municipal de Ensino de Barra do Garças-MT. Docente no Centro Universitário UniCathedral.

Citas

FREIRE, Paulo. As muitas facetas da Alfabetização. Caderno de Pesquisa, São Paulo, 1985.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos. Para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.

NUNES, Clarice. Memória e história da educação: entre práticas e representações. In:

BARBOSA, Raquel L. Leite (Org.) Formação de professores: desafios e perspectiva. São Paulo: Editora UNESP: 2003.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Gouveia de Moraes, E. de L., Souza, M. W., de Souza, X. D. S., da Silva, E. M., Vernon, S. L. de Q., & Câmara, S. L. de Q. (2024). TRAJETÓRIA FORMATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGENS. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado a partir de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/918

Número

Sección

Artigos