TRAJETÓRIA FORMATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGENS
Resumen
O presente trabalho visa apresentar as narrativas de aprendizagem concernentes à construção de formação de professoras em Pedagogia, a partir das experiências adquiridas ao longo dos quatro anos, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o desenvolvimento pessoal e profissional. É importante destacar que este relato de experiência proporciona oportunidades de refletir sobre os conhecimentos únicos dos participantes do processo, enfatizando as maneiras de pensar, experimentar, contar, agir, operar e colaborar com a práxis educativa baseada na ação-reflexão que permite um diálogo constante entre a identidade do acadêmico e sua relação com o conhecimento universal, reconhecendo a importância da formação docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando entender a respeito dos desafios e os saberes adquiridos durante a formação em Pedagogia das professoras autoras deste trabalho. Sendo assim, por meio do levantamento bibliográfico, realizou-se uma leitura detalhada e a discussão dos textos ancorados nos estudos de Freire (1985), Libâneo (2006), Nunes (2003), Pimenta & Lima (1995), Rios (2011), entre outros. Assim, o presente trabalho é relevante para a elaboração de políticas de formação de professores que se dediquem não somente à qualidade do curso de Pedagogia, mas também ao resgate da valorização social dessa área profissional.
Citas
FREIRE, Paulo. As muitas facetas da Alfabetização. Caderno de Pesquisa, São Paulo, 1985.
LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos. Para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
NUNES, Clarice. Memória e história da educação: entre práticas e representações. In:
BARBOSA, Raquel L. Leite (Org.) Formação de professores: desafios e perspectiva. São Paulo: Editora UNESP: 2003.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.