DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA ESTADUAL EM ARAGARÇAS-GO

Autores

  • Lemuel Soares Macedo UniCathedral

Resumo

Com o avanço da tecnologia, a evolução dos materiais e questões ambientais, estão sendo projetados e executados edifícios mais esbeltos que atendem aos requisitos de segurança e conforto com o menor custo de material para o consumidor. Consequentemente, há uma crescente incidência de manifestações patológicas em edifícios públicos e privados, razão pela qual, em muitos casos, se observa a ausência de critérios adequados de planejamento, projeto, execução e manutenção. Essa falta de atenção compromete as condições de desempenho, estabilidade e funcionalidade da estrutura, gerando custos adicionais. As estruturas de concreto armado são projetadas para suportar as condições de uso, mas, ao interagirem com o ambiente externo, podem sofrer danos estruturais ao longo do tempo. Embora esse processo seja natural em edificações, existem agentes que influenciam a deterioração do concreto, como a utilização de materiais de baixa qualidade, mão de obra desqualificada e falta de fiscalização e controle nas manutenções periódicas. Este trabalho tem como finalidade a análise das manifestações patológicas em uma instituição de ensino público da rede estadual no estado de Goiás, com o objetivo de diagnosticá-las e propor terapias adequadas para sua resolução, organizando-as em ordem de priorização por meio do Método de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT). Esse método é uma ferramenta de priorização que auxilia na tomada de decisões em diversas áreas, como gestão de projetos, manutenção e gestão da qualidade. GUT é um acrônimo que representa Gravidade, Urgência e Tendência. A inspeção visual identificou que 50% das manifestações patológicas analisadas correspondem a recalque na estrutura e corrosão na armadura, 20% apenas à corrosão na armadura, e os 30% restantes a recalque estrutural, infiltrações e deformação diferencial entre elementos estruturais e alvenaria. Com o auxílio dessa ferramenta de planejamento estratégico, as manifestações foram classificadas por grau de gravidade, urgência e tendência, comprovando a utilidade deste método no campo estudado.

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Publicado

2025-04-08

Como Citar

Soares Macedo , L. (2025). DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA ESTADUAL EM ARAGARÇAS-GO. Interfaces Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/985