ANÁLISE DAS PATOLOGIAS EM PAVIMENTAÇÃO: ESTUDO DO TRECHO DO ANEL VIÁRIO DE BARRA DO GARÇAS-MT E PONTAL DO ARAGUAIA-MT

Autores/as

  • Ilgner Oliveira Santos UniCathedral
  • Pedro Giovani Ucker UniCathedral

Resumen

Durante o processo de execução de pavimentação asfáltica, ocorre, por muitas das vezes, erros de execução ou até mesmo fiscalização, o que mais adiante pode acarretar o surgimento de patologias no pavimento em questão, seja ele flexível ou rígido. Diante disso, o trabalho apresenta as características de cada tipo de pavimento e as definições de todas as patologias que podem existir sobre uma rodovia. O presente trabalho tem como objetivo o estudo básico que visa diagnosticar e analisar as patologias presentes no pavimento asfáltico do Anel Viário de Barra do Garças-MT e Pontal do Araguaia-MT. Inaugurada recentemente, a via já apresenta diversas manifestações patológicas que comprometem sua funcionalidade e impactam diretamente o escoamento de produtos na região. O tipo de pavimento analisado é o flexível, que é caracterizado por uma camada de rolamento responsável por transmitir de maneira equivalente para o restante da fundação composta pela base, sub-base, reforço de subleito e subleito os esforços oriundos dos veículos. O trecho em estudo foi dividido em duas partes: Trecho A e Trecho B, na qual o trecho A se inicia na cidade de Barra do Garças, mais precisamente na rotatória que conecta as BRs 070 e 158, e percorre uma extensão com cerca de 2,5 km sentido Pontal do Araguaia. O trecho B está localizado na cidade de Pontal do Araguaia, exatamente na rotatória que liga as a MT-100 e o anel viário. Após a análise dos dois trechos, foi constada a existência dos seguintes defeitos: quatro Afundamento Plástico nas Trilhas de Rodas (ATP) com extensão de cerca de 250m a 300m no trecho A e três incidências de Escorregamento no Trecho B. Diante do que foi constatado, será necessário um processo de intervenção no pavimento para solucionar tais problemas, pois oferecem um grande risco aos usuários da via.  A fresagem do pavimento e, posteriormente, a reciclagem dele é o mais recomendado para a situação, uma vez que essa solução é a mais sustentável, contribuindo para a economia de recursos naturais e a redução do impacto ambiental.

Publicado

2025-04-08

Cómo citar

Oliveira Santos , I., & Giovani Ucker , P. (2025). ANÁLISE DAS PATOLOGIAS EM PAVIMENTAÇÃO: ESTUDO DO TRECHO DO ANEL VIÁRIO DE BARRA DO GARÇAS-MT E PONTAL DO ARAGUAIA-MT. Interfaces Do Conhecimento, 7(1). Recuperado a partir de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/981