PRODUTIVIDADE: INCLUSÃO E PERTENCIMENTOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Adriana de Sousa Machado
  • Iniss Pozzobom Costa Mews

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar práticas de monitoria aos alunos do curso de Administração no Centro Universitário Unicathedral em Barra do Garças-MT, com intuito da melhoria e efetivação da produtividade durantes as aulas, além de uma estratégia de acolhimento para os alunos para que sejam cativados por meio de ferramentas e ações que colaboram com a inclusão dessas pessoas na sociedade acadêmica universitária. Em vista disso, examinou-se um programa de monitoria de um curso de Administração, para auxiliar os alunos ingressantes. Os resultados indicaram que a monitoria pode dependendo da situação não foram instrumento eficaz para acolher e orientar este grupo.

Referências

ABREU, Dirlene Vieira da Silva Martins, et al. Monitoria como estratégia de acolhimento para alunos de Administração na educação a distância (EAD). Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/organizacao-sistemica/article/view/2324/1732https://www.cadernosuninter.com/index.php/organizacao-sistemica/article/view/2324/1732. Acesso em: 05 mai. 2024.

BEURON, Thiago Antonio, MATOS, Raquel Dorigan de. Monitoria em teorias da Administração: uma reflexão. Anais da SIEPE – Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão 26 a 30 de outubro de 2009.Disponível em: https://anais.unicentro.br/siepe/isiepe/pdf/resumo_956.pdf. Acesso em: 19 de mai. 2024.

BORDENAVE, J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino Aprendizagem. 33 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

CARVALHO, D. G.; FABRO, P. N. A importância das monitorias para a formação do acadêmico do curso de matemática – licenciatura. In: XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. Disponível em: Acesso: jan/2012.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem organizacional. Revista Pro-Posições. v. 27. n. 1. p. 133-153. Jan/Abr. 2016.

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C.; FERRAZ, L. V.; CARVALHO, S. S. G. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: JEPEX 2009 –IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife, 2009. Disponível em: Acesso em: jan/2012.

MOTTA, F.C.P.; VASCONCELOS, I.F.G. de. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2006.

NASCIMENTO, C. R.; SILVA, M. L. P; SOUZA, P. X. Possíveis contribuições da atividade de monitoria na formação de estudantes-monitores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. UFPE, Recife, 2010. Disponível em: http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2010.1/possveis%20contribuies%20 das%20atividades%20de%20monitoria%20na%20forma.pdf. Acesso em: jan/2012.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Machado, A. de S., & Mews, I. P. C. (2024). PRODUTIVIDADE: INCLUSÃO E PERTENCIMENTOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/954

Edição

Seção

Resumo Expandido